A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) afirmou que a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca fabricada na Índia chamada Covishield não possui uso autorizado na União Europeia (UE).
Segundo um comunicado enviado pelo órgão regulador à agência de notícias AFP, mesmo que a Covishield possua tecnologia de produção análoga à Vaxzevria (vacina da AstraZeneca original), as vacinas podem apresentar diferenças.
Para nossa surpresa, recebemos alguns relatos de pessoas que foram vacinadas no Brasil com esta versão indiana daAstraZeneca e isso pode ser um fator de preocupação para quem pretende viajar para a Europa, seja a turismo ou para estudar.Mas a boa notícia é que a Irlanda está aceitando a Covishield conforme informado no site do Governo irlandês e foi publicado no artigo abaixo.
Países que devem cumprir quarentena em hotel e como fazer isso
Se você já foi vacinado com aAstraZeneca, pretende viajar para a Europa e não tem certeza se foi recebeu a versão indiana, dá uma olhada no Conecte SUS e confira no seu certificado.
Embora a vacina AstraZeneca produzida na Europa tenha sido autorizada pela agência reguladora de medicamentos do continente, já a versão fabricada na Índia não recebeu luz verde.
Reguladores da UE disseram que a AstraZeneca não completou a papelada necessária na fábrica indiana, incluindo detalhes sobre suas práticas de produção e padrões de controle de qualidade.
As vacinas oficialmente aprovadas pela UE também incluem as fabricadas pela Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. Eles não incluem a injeção AstraZeneca feita na Índia ou muitas outras vacinas usadas em países em desenvolvimento, incluindo as fabricadas na China e na Rússia.
Cada país da UE é livre para aplicar suas próprias regras para viajantes de dentro e de fora do bloco, e suas regras variam amplamente, criando ainda mais confusão para os turistas. Vários países da UE, incluindo Bélgica, Alemanha e Suíça, permitem a entrada de pessoas que não tenham vacinas aprovadas pela UE; vários outros, incluindo França e Itália, não.
A EMA afirmou que comunicará qualquer pedido de autorização de comercialização para Covishield, assim como se houver qualquer alteração na aprovação de unidades de fabricação do imunizante Vaxzeria.