O Ministro, Damien English anunciou recentemente mudanças abrangentes no sistema de autorizações de trabalho na Irlanda
Damien English TD, Ministro de Estado para Negócios, Emprego e Varejo, anunciou no dia 27/out mudanças no sistema de autorizações de emprego para trabalhadores de fora do Espaço Econômico Europeu (EEE), após uma revisão abrangente pelo Departamento de Empresa, Comércio e Emprego.
Umas das principais mudanças incluem a maioria dos empregos no setor de construção que agora são elegíveis para uma autorização geral de emprego (General Work Permit).
Uma das principais mudanças são:
- Agora as cotas de Work Permit para motorista de veículos pesados (HGV) foram removidas, passando a ser ilimitadas
- Assistentes sociais para serem elegíveis para Permissão de Emprego para Competências Críticas
- Oftalmologistas (Dispensing Opticians) passam a ser elegíveis para General Work Permit
Novas cotas de Work Permit foram anunciadas pelo governos para:
- 1.000 Operadores de Horticultura (Horticulture Operatives)
- 500 Desossadores de Carne (Meat Deboners)
- 1.500 Operadores de Processamento de Carne (Meat Processing operatives)
- 350 Gerentes de hospitalidade (hospitality managers)
- 100 Montadores de cavalo (Work Riders)
- 100 Assistentes de Fazenda de Leite (Dairy Farm Assistants)
As novas funções elegíveis dentro do setor de construção são:
- Eletricistas (Electricians)
- Pedreiros (Masons)
- Profissionais especializados em coberturas/telhados (Roofers, Roof Tilers and Slaters)
- Encanadores e engenheiros de aquecimento e ventilação (Plumbers and Heating & Ventilating Engineers)
- Carpinteiros e marceneiros (Carpenters & Joiners)
- Profissionais especializados em Pisos e ladrilhos de parede (Floorers and Wall Tilers)
- Pintores e Decoradores (Painters and Decorators)
- Supervisores de construção e construção civil (Construction and Building Trades Supervisors)
Acesse e baixe nosso material de apoio totalmente gratuito
Isso agora significa que quase todas as ocupações no setor da construção são elegíveis para uma Licença Geral de Trabalho.
O Ministro, Damien English disse:
“Esta é a terceira revisão semestral realizada desde o início do COVID-19 e o impacto da pandemia no mercado de trabalho tem sido uma consideração significativa nos resultados de hoje. Essas mudanças, que entrarão em vigor a partir de hoje, abordarão o habilidades mais imediatas e escassez de mão de obra em uma série de setores econômicos importantes.
“A política de permissão de emprego é apenas uma parte da resposta para lidar com os déficits de habilidades e mão de obra que provavelmente continuarão no médio prazo. Não se destina a ser um substituto de longo prazo para a qualificação, nem deve deslocar a mão-de-obra proveniente da força de trabalho residente no Estado.
“Eu encorajo qualquer pessoa que esteja procurando retornar ao trabalho ou ingressar na força de trabalho pela primeira vez a se envolver com os empregadores e seu escritório local da INTREO para aproveitar as oportunidades de emprego atuais. Os empregadores que estão recrutando funcionários podem buscar assistência por meio do Pathways to Work, a estratégia nacional de serviços de emprego do governo, conforme a economia e o mercado de trabalho se recuperam.”
Setor de Transporte, Logística e Cadeia de Abastecimento
Em apoio às cadeias de abastecimento e ciente dos problemas em curso enfrentados pelos operadores de transporte e logística, agravados pela Covid-19 e Brexit, o Ministro anunciou que todos os motoristas de HGV recrutados fora do EEE serão elegíveis para uma autorização de emprego sem a limitação de um contingente.
A cota existe desde 2017 e foi prorrogada anteriormente em 2019. A partir de hoje, não representa uma restrição imediata na oferta de trabalho.
Veja também
- Critical Skills List: confira quais são as profissões que te permitem trabalhar e morar na Irlanda
- Como encontrar um trabalho na Irlanda
Setor de hospitalidade
As empresas do setor de hospitalidade na Irlanda empregavam cerca de 260.000 pessoas antes da pandemia. Eles sofreram desproporcionalmente com a Covid-19, com níveis sem precedentes de fechamentos temporários de empresas e demissões de funcionários correspondentes.
Pesquisas do setor em julho identificaram vagas significativas, inclusive em níveis gerenciais. O Grupo de Supervisão de Carreiras em Turismo e Hotelaria, presidido por Fáilte Ireland, colabora numa série de iniciativas para fazer face à oferta de mão-de-obra e às necessidades de competências no setor para ajudar no recrutamento e retenção de pessoal.
Setores agroalimentares e agrícolas
A agroalimentação e a agricultura estão enfrentando desafios trabalhistas sem precedentes devido à pandemia, apesar das iniciativas para atrair e reter pessoal e ter identificado vagas não preenchidas significativas antes da reabertura das viagens internacionais, número que continua a aumentar com um risco concomitante de abastecimento correntes e colheitas.
A Irlanda é uma exceção na Europa por não ter uma autorização de emprego sazonal. Enquanto a legislação procede a retificar isso, essas novas cotas ajudarão o setor.
Setor de Saúde
Mudanças já anunciadas em junho deste ano tornaram a função de Assistente Social elegível para Alvará Geral, porém o setor deu mais evidências de que a disponibilidade de Assistentes Sociais qualificados ainda é insuficiente para atender a demanda.
Para enfrentar este desafio de recrutamento imediato e como parte dos esforços contínuos deste Departamento para apoiar o sistema de saúde, o Ministro anunciou que a função agora será qualificada para a lista de Critical Skills Employment Permit.
Além disso, evidências indicam que há escassez de Oftalmologistas, impactando nas listas de espera. Em resposta às evidências fornecidas pelo setor, a função de Dispensing Opticians será, a partir de hoje, elegível para uma Autorização Geral de Trabalho.
Fonte: Gov.ie