O Ministro de Darragh, O’Brien, disse que dois incidentes graves relacionados com as estações de tratamento de água fizeram com que as pessoas adoecessem depois de beber água da torneira.
O’Brien estava comentando sobre uma carta enviada a ele pela Agência de Proteção Ambiental [EPA] que identificou “falhas abjetas” na supervisão da gestão, controle operacional e capacidade de resposta em duas estações públicas de tratamento de água potável nas últimas semanas.
As falhas resultaram na entrada de água imprópria em estações de água potável que atendem partes da cidade de Dublin e Gorey, Co Wexford. No caso de Gorey, o HSE detectou pelo menos 52 casos confirmados de doenças associadas ao incidente, com uma série de hospitalizações associadas.
Na estação de tratamento de água de Gorey em Co Wexford, um incidente que surgiu de uma falha de energia e uma falha na bomba de cloro resultou na água que saiu da estação e entrou no abastecimento público sem o nível adequado de desinfecção.
O Ministro disse que considerou as falhas identificadas pela EPA “preocupantes e inaceitáveis”.
“Meus funcionários estiveram em contato com a EPA e a Irish Water sobre as questões levantadas. Meu departamento recebeu relatórios da Irish Water e da EPA e agora também pedi às duas autoridades locais um relatório imediato sobre os incidentes.
É essencial que todas as partes trabalhem juntas para implementar ações corretivas eficazes para garantir um abastecimento seguro de água.”
O’Brien disse que já conversou com o diretor-gerente da Irish Water Niall Gleeson, bem como com o presidente-executivo da Câmara Municipal de Dublin, Owen Keegan, e com o presidente-executivo da Câmara Municipal de Wexford, Tom Enright, sobre o assunto.
O’Brien disse que solicitou que a Irish Water auditasse seus “arranjos operacionais da estação de tratamento de água com urgência e que cada autoridade local fornecesse à Irish Water acesso aberto e desinibido às estações de tratamento de água”.
A Irish Water disse que investigou um problema com o processo de tratamento que ocorreu na planta entre 19 e 24 de agosto.
O órgão disse que foi informado de que havia um problema com o processo de tratamento na estação de tratamento de água de Creagh no dia 26 de agosto e notificou imediatamente a EPA. O HSE também foi consultado nesta data.
A Irish Water emitiu comunicações para clientes e partes interessadas por meio de representantes eleitos e no site da Irish Water assim que vários relatos de doenças na comunidade foram recebidos.
Fonte: The Irish Times