Um antidepressivo de baixo custo demonstrou reduzir significativamente as taxas de doenças graves causadas pela Covid-19, em um estudo realizado por um cientista irlandês pela Universidade McMaster, financiado pelo empresário Patrick Collison .
O estudo feito porpesquisadores no Canadá, liderados pelo professor Dubliner, Edward Mills descobriu que tratar pacientes precocemente com o antidepressivo fluvoxamina pode reduzir as internações hospitalares em até 30%.
O professor Mills diz que a droga pode ser uma “virada de jogo” para os países mais pobres, com baixas taxas de vacinação e sem acesso a tratamentos mais avançados com Covid-19.
A fluvoxamina, um medicamento genérico freqüentemente usado para tratar o transtorno obsessivo-compulsivo, custa apenas US $ 4 nos Estados Unidos, ressalta. Em contraste, um curso de anticorpos monoclonais para tratar Covid-19 que custa US $ 2.100 e deve ser administrado por um médico.
O pesquisador Ed Mills da McMaster e sua equipe trataram 738 pacientes brasileiros COVID-19 selecionados aleatoriamente com fluvoxamina, outros 733 receberam um placebo, entre 20 de janeiro a 6 de agosto deste ano.
Resultados alcançados
Cada paciente que recebeu fluvoxamina durante o ensaio foi monitorado por 28 dias para determinar seus resultados de saúde e se ainda precisariam de tratamento hospitalar. Os pesquisadores descobriram uma redução de cerca de 30% nos eventos entre aqueles que receberam fluvoxamina em comparação com aqueles que não receberam.
O ensaio com fluvoxamina fez parte do ensaio do TOGETHER que começou em maio de 2020, com o objetivo de testar potenciais tratamentos da COVID-19 em um ambiente comunitário.
Paralelamente os cientistas testaram oito medicamentos diferentes, incluindo hidroxicloroquina, metformina, kaletra e ivermectina, mas apenas a fluvoxamina teve um efeito positivo no COVID-19.
“A fluvoxamina é o único tratamento que, se administrado precocemente, pode evitar que COVID-19 se torne uma doença com risco de vida. Pode ser uma de nossas armas mais poderosas contra o vírus e sua eficácia é uma das descobertas mais importantes que fizemos desde o início da pandemia ”, disse Mills, co-investigador principal do estudo TOGETHER e professor do Departamento de Saúde de McMaster Métodos de pesquisa, evidências e impacto.
“Além disso, esta pílula barata e facilmente acessível é um grande benefício para a saúde pública, tanto no Canadá quanto internacionalmente, permitindo que os hospitais evitem tratamentos caros e muita das vezes arriscados.”
O Prof Mills deixou a Irlanda aos 18 anos e trabalhou ao redor do mundo em pesquisa clínica.
Organizou estudos clínicos para drogas contra o HIV e outros vírus, ele identificou no início da pandemia da Covid-19 que a doença representava um desafio semelhante. “Acho que as pessoas que cresceram como eu na Irlanda nas décadas de 1970 e 1980 podem se lembrar de como era não ter recursos para a saúdena época.”
Ele diz que Collison, o bilionário fundador da Stripe, empresa de pagamentos online, o abordou no ano passado com a ideia de financiar pesquisas sobre o potencial dos medicamentos tradicionais para combater a Covid-19.
“Esses medicamentos já estão na farmácia, são sabidamente seguros e geralmente baratos, então seu potencial para uso em países em desenvolvimento é enorme”.
“Seu objetivo era levar bons tratamentos para Covid em lugares que não podem pagar por medicamentos monoclonais. E ao dar respostas em poucos dias, sua fundação filantrópica inverteu o financiamento de pesquisas médicas.”
Fonte: The Irish Times