Como emitir o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

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O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 que é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. Por meio do portal é possível que o cidadão visualize, salve e imprima o seu certificado que está disponível em três línguas, português, inglês e espanhol.

Após ter concluído o ciclo vacinal, o registro da vacinação será inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos governos estaduais e municipais. Com esses dados processados para a RNDS/Ministério da Saúde, os dados serão disponibilizados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço vacina do aplicativo ou no próprio site do Conecte SUS Cidadão. 

Para quem está pretendendo viajar: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.

Quem tem direito a emissão desse certificado?

Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológicos Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Como é feita o registro ao tomar a vacina?

Este processo de registro é feito no local de vacinação. Ao tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde,o registro será realizado, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel. No caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.

Você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. Então, sugerimos que se certifique disso no local onde irá se vacinar.

Como emitir Certificado?

Você pode fazer pelo celular através dos aplicativos ou pelo próprio site Conecte SUS Cidadão.

No Conecte SUS Cidadão acesse, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver o as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado

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