Uma nova companhia aérea low-cost está pronta para oferecer voos transatlânticos da Irlanda do Norte. Descrito como um virada de jogo, o anúncio da Fly Atlantic vai preencher uma lacuna no mercado de voos entre Belfast e a América do Norte.
A Fly Atlantic planeja começar a operar voos dentro da Europa e também para a América do Norte a partir do verão de 2024.
A companhia aérea disse que pretende operar para 35 destinos a partir de Belfast e criará 21.000 novos empregos até 2030. Esse número deve incluir 1.000 empregos criados na companhia aérea e até 21.000 nos setores de apoio.
A companhia aérea disse que inicialmente operará seis aeronaves no Aeroporto Internacional de Belfast, mas planeja crescer para uma frota de 18 até 2028.
Está em discussão com a Boeing e a Airbus sobre aeronaves, com a escolha entre o Boeing MAX e o Airbus A321.
O executivo-chefe da Fly Atlantic, Andrew Pyne, disse que escolheu Belfast em vez da forte concorrência em todo o Reino Unido.
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“Nossa visão é de Belfast como um forte centro de aviação ligando a Europa e a América do Norte”, disse ele.
“A falta de serviços aéreos transatlânticos diretos tem sido claramente um impedimento para o desenvolvimento econômico e turístico da Irlanda do Norte, que agora pretendemos remover. “O projeto pode ser um divisor de águas.
“Ofereceremos tarifas acessíveis com aeronaves novas. Já temos escritórios no aeroporto e agora vamos construir a infraestrutura para dar suporte ao lançamento da companhia aérea. Começamos a recrutar para a equipe no início de 2023.
“Examinamos muitas opções em todo o Reino Unido e Irlanda. Belfast International e Vinci se destacaram pelas instalações que nos ofereceram e pelo entusiasmo e comprometimento em tornar este projeto uma realidade.
“A Irlanda do Norte tem uma história orgulhosa da aviação e engenharia, e estamos muito satisfeitos por poder desenvolver essa tradição à medida que desenvolvemos a companhia aérea”.
O prefeito de Antrim e Newtownabbey, Stephen Ross, descreveu o anúncio da companhia aérea low-cost como “notícia fantástica não apenas para Antrim e Newtownabbey Borough, mas para a Irlanda do Norte como um todo”.
“Este é um momento chave para a Irlanda do Norte e é o anúncio de aviação local mais significativo da história recente”, disse ele.
“O Aeroporto Internacional de Belfast é o hub ideal para a Fly Atlantic basear suas operações devido à sua localização, direção e capacidade de oferecer uma experiência e rotas inigualáveis para os passageiros.”
Graham Keddie, diretor administrativo do Aeroporto Internacional de Belfast, também saudou o anúncio.
“Esperamos que eles concretizem este projeto, pois traria benefícios econômicos reais para a economia da Irlanda do Norte e aumentaria ainda mais nossa conectividade internacional”, disse ele.
O rival Dublin não está longe e tem muito mais serviços. Além disso, Dublin tem atualmente a vantagem da pré-autorização dos EUA.
No momento, Belfast não possui pré-autorização dos EUA. Uma vantagem que tem sobre os aeroportos do Reino Unido continental é que não há cobrança de APD (Air Passenger Duty) em voos diretos de longa distância (desde que os clientes comecem seu voo de Belfast).