Estar perto de uma praia durante uma onda de calor é uma bênção, e isso foi muito apreciado por todos nas semanas desse verão, quando a temperatura na Irlanda oscilava em torno de 30 ° C (cerca de 86 ° F) todos os dias.
Burrow entre Sutton fica no lado norte de Dublin e é uma bela e extensa praia de areia, popular entre nadadores, praticantes de kitesurf e famílias para um dia banho de mar.
Tem acesso fácil, uma vez que fica no final da linha ferroviária Dart. Então, quando o sol está forte esta praia é uma ótima opção para os moradores locais e aqueles que vivem na cidade.
Hoje em dia, no entanto, os locais não a chamam mais de Praia da Toca e sim de Copacabana. A razão é que ela foi adotada por muitos brasileiros que moram em Dublin e se referem a ela como “sua” praia.
Um morador local relatou que “centenas de brasileiros estavam frequentando a Praia da Toca todos os dias da semana, dançando samba e música eletrônica em seus aparelhos de som e jogando futebol e vôleide areia. Eles tinham cinco redes de vôlei instaladas ao longo da praia no último fim de semana”, Disse ele.
“Quase todo o público está na casa dos 20 anos, e sendo brasileiros e de pele morena. As meninas, tão hipnotizantes quanto a Garota de Ipanema, usam tangas. Os caras estão em forma e tatuados. E todos eles sabem festejar. Ao contrário de alguns jovens irlandeses na praia na semana passada que não conseguem se divertir sem ficar bêbados e desordenados, os brasileiros podem festejar enquanto permanecem relativamente sóbrios e bem-humorados”.
“Conforme o dia passa e, eventualmente, o sol se põe, eles não brigam e vomitam palavrões. Eles não são ameaçadores ou desagradáveis. A atmosfera permanece leve e amigável”.
“E há uma outra diferença notável. Ao saírem da praia trazem o lixo com eles, as garrafas e latas, recipientes de comida e churrasqueiras descartáveis, levando-os para as lixeiras perto da entrada da praia“.
“Muitos dos jovens irlandeses deixam seu lixo para trás, transformando a bela praia em uma bagunça cheia de lixo. Mesmo que haja lixeiras a alguns metros de distância, eles jogam as latas e garrafas na areia a seus pés”, complementou o morador local.
Mas a ocupação da praia local pelos brasileiros, além de transformá-la em uma versão irlandesa de Copacabana, também é uma ilustração visível de outra coisa. Mostra como Dublin se tornou cosmopolita e multicultural.
Esse é um tema que ainda divide a opinião das pessoas. Você também acha que é ótimo porque abriu o país para um novo pensamento e uma nova energia. Você acredita que isso ajudou a afastar os moradores da opressiva Irlanda como era algumas décadas atrás, quando a igreja governava tudo e ser irlandês significava se conformar e ser o mesmo.
A divisão geralmente segue linhas de idade, com a geração mais jovem mais aberta a uma Irlanda multicultural e os mais velhos ressentidos com uma nova sociedade irlandesa com a qual não concordaram e consideram confusa e estranha.
É possível ver mérito em ambos os lados. Mudança e diversidade são boas e provavelmente inevitáveis no mundo cada vez menor de hoje. É verdade afirmar que os jovens se sentem mais confortáveis com isso.
Então Copacabana provavelmente veio para ficar e em breve teremos locais praticando o samba por aí.
Fonte: irishcentral.com