Emergency tax ou taxa emergencial: saiba aqui como funciona, quais são os impostos e como fazer os cálculos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

A grande maioria das coisas que vocês leem ou escutam não passam de mitos ou boatos de pessoas que estão aqui a anos e não se dão ao trabalho de ir buscar as informações sobre o Emergency tax ou taxa emergencial. Então, espero ajudar vocês com algumas coisas básicas.

1 – O sistema de impostos da Irlanda é diferente do Brasil, o Brasil taxa muito alto no consumo e pouco na renda, já a Irlanda inverte isso, ela cobra altos impostos na renda e pouquíssimo no consumo, isso reflete nos preços super baixos que pagamos no supermercado, por exemplo, mas as altas taxas no payslip;

2 – Aqui o Revenue/Governo tem um sistema que tu que tem que gerir teus impostos, a grosso modo falando, então através do MyAccount no site do Revenue, tu pode e deve adicionar ou excluir empregadores, ratiar os impostos, dentre outras coisas. Acostumem se com esse sistema que tu que tem que ir atrás;

Mas e se eu ligar o phod*-se e não ir atrás? É pra isso que existe o Emergency Tax, se tu não fizer tudo o que deve dos registros no Revenue, eles vão te cobrar até a taxação máxima de impostos da Irlanda, que chega a 52%, justamente pra te forçar a regularizar a situação;

3 – 52%? Mas todos sempre falam em 40%. Aqui na Irlanda existem 3 impostos, o PAYE, o PRSI e o USC, os quais podem chegar a 40%, 4% e 8%, respectivamente. Ou seja, todos sempre falam do PAYE, mas esquecem dos demais;

4 – Todos os impostos são com base no VALOR ANUAL de ganhos, não importa se tu trabalha em 1 ou 5 empregos ou se trabalha 10 horas ou 80 horas, importa o VALOR ANUAL em €:

PAYE 0 a 36.800 – 20% de Imposto e 36.800,01 ou mais – 40% de imposto

Mas me falaram que até 17k não paga imposto. Então, não deixa de ser verdade em alguns casos. O governo da para todos os trabalhadores dois benefícios fiscais, os quais podem chegar cada um deles a 1.700 euros, ou seja, 3.400 euros anuais. Se tu pegar 20% de 17k, dará exatos 3.400 euros, então tu acaba sendo isento de pagar os 20% dos primeiros 17k que tu recebe no ano. No insta ao final do post, ela explica melhor esse benefícios e quem tem direito.

PRSI Não sei bem como calcula, mas sei que se tu ganha mais de 12k anuais, tu paga 4% dele, abaixo de 12k tu tem benefícios que te isentam do imposto, mas nunca fui atrás por receber mais que isso.

USC 0 a 12.012 – 0,5%12.012,01 a 21.295 – 2%21.295,01 a +-70k – 4,5%Mais de 70K – 8%

Obs: você sempre pagará a nova porcentagem de PAYE e USC no excedente. Se tu ganha 15k, vai pagar de USC 0,5% de 12.012 + 2% de 2.988, por exemplo.

Veja Também

5 – Mas se tu tem 2 empregos cadastrados, no segundo tu acaba pagando 40% de PAYE e só pode pegar essa grana de volta na virada do ano, quando fizer o imposto de renda. MENTIRA!

Lembra do ponto 2? Tu que tem que ir atrás de gerir teu imposto. Os intervalos de valores pra ti pagar 20% ou 40% de PAYE se chama RATE BANDS. Quando tu cadastra um novo emprego, a tua Rate Band de 36.800, ou seja, 20%, fica toda alocada no emprego 1, porém lá no MyAccout tu pode ratear esse valor dentre os teus empregos. Como assim? Abaixo alguns exemplos.

Tenho só 1 emprego. Então tudo que eu ganhar até 36.800 nele, pagarei 20%.

Tenho 2 empregos. Então tu terá que estipular o quanto ganhará em cada um deles. Mas como faço isso? Tu que tem que saber no meu caso eu pego o valor que recebo por semana e multiplico por 52 semanas do ano, assim me dá uma média do que receberei no ano em cada job e faço um rateio, no meu caso está assim:Job 1 – 30kJob 2 – 6.800

Isso quer dizer que se eu ganhar até 30k no job 1, sigo pagando 20% e no job 2 se eu ganhar até 6.800 sigo pagando 20%, não pago nunca 40% em nenhum dos jobs. E isso tu pode fazer em2 ou 10 jobs, só jogar os teus 36.800 dentre eles.

Obs: caso no final do ano eu tenha errado na projeção dos ganhos:Nesse meu caso, vamos supor que ganhei no final das contas 29k no job 1 e 7.800 no job 2. Isso terá feito eu pagar 40% em cima de 1k no job2, ao qual eu não deveria ter pago, pq no ano eu não passei dos 36.800. Para isso que serve o imposto de renda irlandês, eles vão calcular apenas valores, não mais job 1 ou job 2 e vera que me cobrou 40% em vez de 20% em cima de 1k, ou seja, receberei de restituição 200 euros do governo, é daí que vem as famosas taxas de volta, do imposto que PAGUEI A MAIS.

6 – existe um novo formato de taxação, chamado Cumulative. Esse novo formato faz com que a análise de imposto pago X devido ocorra em tempo real, isso faz com que se tu pagou 40% de imposto incorretamente, por algum erro do Revenue ou erro de cadastro, no pagamento seguinte já seja corrigido e devolvido na payslip, nao fazendo com que seja necessário tu esperar até o imposto de renda pra receber as taxas pagas a mais novamente, então aconselho a pedir pra ser incluído nessa nova forma de taxação.

7 – como falei, tu tu faz la pelo MyAccount do site do Revenue. Ou tu pode abrir uma enquiry ou ir em gerenciar taxas 2022 e fazer tudo isso manualmente. O sistema corrige tudo na hora, é muito rápido e fácil.

Espero ter ajudado. Se quiserem mais informações, indico esse insta abaixo, lá tem tudo muito melhor explicado e com vídeos que ajudam a calcular tudo isso e a como gerir suas taxas.

Autor: Juliano Branco Pinto

Juliano mora em Dublin desde fevereiro de 2020, tem 27 anos e é formado em administração. Ele gosta de finanças, estudou sobre o assunto e resolveu compartilhar com todos sobre como a coisa funciona na prática.

Instagram: @julianobrap

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista