As pessoas estão sendo alertados sobre o perigos de “smishing” ou golpe de mensagem de texto, onde indivíduos enviam mensagens afirmando ser do HSE, informando assim da necessidade de reservar um teste Covid-19 por meio de um link enviado junto ao texto.
A Garda Síochána do Gabinete Nacional de Crimes Econômicos (GNECB) enfatiza que, assim que o indivíduo clicar no link fraudulento, ele será levado a um site clonado.
Uma vez lá, os fraudadores terão acesso as suas informações pessoais, incluindo seu número PPS e a solicitação do pagamento pelo teste ou vacina Covid-19. Na maioria dos casos, os links são muito semelhantes ao Url HSE autêntico, porém podem conter erros ortográficos.
A Garda enfatizou que o HSE nunca solicitará pagamento por testes ou vacinas da Covid-19 e que o público deve ser cauteloso com essas mensagens de texto.
Eles também indicaram que outros textos de “smishing” podem supor ser de empresas do serviços públicos como por exemplo: Receitas, bancos e ou empresas de entrega.
“Alguns podem usar conteúdo de textos genuínos que foram recebidos anteriormente, o que adiciona um ar de autenticidade a eles.”
A Garda está alertando as pessoas a não clicar em um link de texto, e-mail que não foi solicitado ou responder a chamadas não solicitadas em busca de informações pessoais.
“Não responda ou ligue para o número fornecido por estes textos. Nunca forneça dados pessoais como número PIN, números de cartão, senhas, códigos de uso único, números PPS. O HSE nunca enviará uma mensagem de texto para você solicitando o pagamento por testes ou vacinas da Covid-19. Se você respondeu a tal mensagem ou pagou aos golpistas, entre em contato com seu banco imediatamente para solicitar um recall.”
Eles acrescentam que também é vital que você relate o assunto à Estação de Polícia local.
Fonte: TheJournal.ie