Um homem foi preso em operação e a Garda apreendeu 16 bicicletas roubadas num valor estimado de € 7.000.
A prisão do homem, que tem cerca de 50 anos, ocorreu após uma operação planejada pela Garda da área de Crumlin, em Dublin.
A operação identificou anúncios online das bicicletas roubadas, a Garda então se passando por cliente marcou um encontro para fechar o “negócio”. O homem entãocompareceu ao local e foi preso com a bicicleta roubada depois de ter sido reconhecida pelo proprietário.
Ele foi levado para a Estação Crumlin Garda, onde mais tarde foi acusado pela apreensão.
Em uma busca posterior em uma propriedade em Dublin 8, mais 15 bicicletas foram recuperadas. Acredita-se que todas as bicicletas tenham sido roubadas com o auxílio de uma máquina de corte para romper os cadeados.
A Garda afirma que estão trabalhando para identificar os legítimos proprietários das bicicletas roubadas.
“Os itens que não forem devolvidos aos proprietários serão distribuídos pela mídia nas próximas semanas”, disse um porta-voz da garda.
Estatísticas criminais obtidas por Noteworthy mostram que quase 30.000 roubos de bicicletas ocorreram na Irlanda nos últimos cinco anos, com uma média de 70% dos roubos ocorrendo em Dublin.
Também se descobriu que o roubo de bicicletas envolvendo violência ou a ameaça de violência vem crescendo nesses últimos anos.
Uma investigação constatou que houve um aumento de 65% nos furtos de bicicletas e scooters em 2020. Já este ano, entre janeiro e fevereiro 26 casos já tinham sido registrados.