Homenagem a Thiago Cortes será realizada em Dublin. Veja qual foi a sentença do atropelador; relembre o caso

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Eu Intercambista

Comprar seu intercâmbio, arrumar as malas, se despedir da família, se despedir dos amigos e embarcar numa “aventura” cheia de sonhos. É exatamente por essas etapas que todos dos intercambistas passam quando decidem viver em um outro país, seja para estudar, trabalhar ou os dois juntos..

Muitos de nós quando decidimos sair em busca de um sonho, a única coisa que deixamos para decidir lá na frente é se um dia voltaremos a viver em nosso país, se continuaremos na tão sonhada e desejada Ilha Esmeralda ou se ao término dos estudos sairemos pelo mundão afora numa viagem sem data definida para terminar.

Sabemos que nem sempre a gente planeja tudo nos mínimos detalhes nesta vida e as vezes nem tudo o que planejamos acontece como gostaríamos, não é verdade? A vida muita das vezes nos pega de surpresa e infelizmente foi isso o que aconteceu com o Thiago.

No dia 31 de agosto de 2020, numa segunda-feira por volta das 22h30, Thiago Cortes morreu após ser atropelado por um carro que dirigia em alta velocidade no North Wall Quay,  o motorista do carro por sua vez saiu em disparada do local e mais tarde abandonou o veículo.

A delivery cyclist (28) died at the hospital after sustaining a head injury

Thiago tinha vindo para a Irlanda para fazer um mestrado e trabalhava para a Deliveroo onde havia começado a trabalhar à poucas semanas antes da tragédia acontecer.

Ainda com vida no local quando os serviços de emergência chegaram, Thiago foi logo tratado por paramédicos. Ele foi levado de ambulância ao Hospital Mater para tratamento médico, mas apesar dos esforços para salvá-lo, ele faleceu no hospital na quarta-feira, 2 de setembro.

Imediatamente após a ocorrência do acidente, a Garda deu início a uma grande investigação criminal, que logo se intensificou. Poucos dias depois, a Garda da Store Street dizia estar confiante de que havia descoberto a identidade do motorista.

Acreditava-se que até três outras pessoas, todas consideradas adolescentes, estavam no carro com o motorista no momento do atropelamento.

Logo na sequência a Garda apreendeu um carro na Castleforbes Square, no centro norte de Dublin, logo após o acidente fatal e eles suspeitaram que poderia ser o veículo tinha sido o que atropelou Thiago.

Thiago Cortes' Fiancee Begs Hit And Run Driver. To Come Forward
(imagem 2020) – Centenas de pessoas participaram de uma vigília em Dublin para homenagear Thiago, dois dias após sua morte.

No dia 03 de setembro, sua noiva, Theresa Dantas em entrevista ao Irish Mirror, contou que ele tinha convencido ela a se mudar para a Irlanda com ele para buscar uma vida com mais oportunidades.

“Estamos juntos há mais de seis anos. Foi ele quem quis vir para a Irlanda primeiro e me convenceu a vir depois e eu vim e não me arrependo de jeito nenhum.

“Ele não estava muito feliz no Brasil e achou que poderia ter melhores oportunidades.”

“Ele queria vir aqui para ter uma vida melhor. E estávamos conseguindo isso, tínhamos uma ótima vida aqui.”

No dia 06 de Novembro, um adolescente de 16 anos, bastante conhecido pela Garda por crimes relacionados a comportamento anti-social, foi preso ainda pela manhã no lado norte da cidade sob suspeita de ter causado a morte do Thiago Cortes por condução perigosa.

O até então suspeito foi detido na Store Street Garda Station e após uma investigação massiva por detetives na época, chegaram a conclusão que ele seria o atropelador e por isso relataram que não procurariam por mais ninguém no caso do brasileiro.

No dia seguinte (07/nov), ele compareceu em uma audiência noturna no Tribunal Distrital de Dublin, acusado por dirigir perigosamente, causando assim a morte do Thiago.

Ele então ficou detido sob custódia no centro de detenção de Oberstown e compareceu novamente numa terça-feira (10/nov) no Tribunal de Menores.

Thiago Cortes: Hundreds attend vigil for cyclist killed in Dublin hit and  run | Newstalk
(imagem 2020) – Centenas de pessoas marcharam pelo centro da cidade de Dublin em memória do Thiago Cortes, que foi morto durante uma entrega de bike.

A Garda chegou até ele depois que o identificaram através de imagens de câmera de segurança quatro ocupantes abandonando o carro Ford Focus na Castleforbes Square.

O atropelador assumiu a culpa por ter dirigido perigosamente e consequentemente causando morte do delivery na North Wall Quay no centro de Dublin. Ele também se declarou culpado por não ter relatado o incidente no mesmo dia.

O Tribunal Criminal de Dublin considerou que o carro estava a uma velocidade estimada de 79 km/h no momento do impacto, enquanto o limite de velocidade da via era de 50 km/h.

O juiz do caso, Martin Nolan, estabeleceu uma sentença de 2 anos em uma instituição juvenil. Acontece que na Irlanda as pessoas geralmente cumprem apenas 50% das sentenças se tiverem bom comportamento, então, há uma grande chance de que o acusado cumpra apenas alguns meses e seja solto.

O juiz Nolan disse que não foi um caso de a infração por desatenção ou descuido e sim por “má condução ativa”.

Uma homenagem ao Thiago está sendo organizada e acontecerá no dia 02 de setembro. A concentração será no Spire com saída prevista para as 4pm, e seguirá em sentido a Three Arena pelo Rio Liffey. Uma bike branca será posta no local.

A homenagem contará com a presença do Frei Severino, Católicos em Dublin que ministrará uma menção de lembrança ao Thiago Cortes.

Estão todos convidados para comparecer nesse dia tão especial.

Imagem de capa: Handout

Imagem matéria: Niall Carson

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista