Se tem uma coisa que tem tirado o sono de muita gente que tem chegado na Irlanda ou até mesmo daqueles que já estão no país a algum tempo é o delay que a imigração está tendo com relação ao agendamento para a emissão ou renovação do visto.
Cidadãos estrangeiros de fora da UE que vivem na Irlanda estão tentando garantir a meses um agendamento para tirar ou renovar seus vistos, mas o Departamento de Justiça afirma que o sistema está funcionando bem e sem atrasos graves. Será?
Diante dessa dificuldade, milhares de imigrantes acabam pagando e entregando dados pessoais e confidenciais a terceiros não regulamentados para conseguir um appointment já que está praticamente impossível fazer isso pelo site oficial do governo.
No ano passado, o governo lançou um sistema de renovação de visto online para todos os estrangeiros não pertencentes à UE que viviam em Dublin para reduzir as filas e os longos atrasos no escritório do Inis em Burgh Quay, mas parece que isso não tem sido suficiente.
Os imigrantes que vivem fora da capital ainda devem comparecer pessoalmente em sua delegacia local da Garda para renovar seu status. Lembrando que o primeiro visto deve ser feito pessoalmente e para isso terá que fazer um appointment no site do governo.
Veja Também
- Por quê os proprietários não aceitam animais de estimação na Irlanda? Veja como isso pode afetar a sua imigração
- Pesquisa N26: bancos digitais registram aumento de clientes e as mulheres lideram número de contas no Brasil com 52%
- Novas restrições e regras de viagem entram em vigor a partir do dia 20 de dezembro: veja as mudanças anunciadas
A Ministra da Justiça, Helen McEntee, disse em dezembro que os estrangeiros com permissão de imigração devida a expirar entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2022 poderiam estender essa permissão até o final de maio.
Ela também disse que os clientes de Dublin que tinham um novo passaporte podem agora fazer upload de sua página de biodados online, em vez de comparecer ao escritório pessoalmente.
A situação tem afetado desde aqueles que chegam no país e estão em busca do seu primeiro visto para conseguir um emprego e assim manter seus custos que não são poucos, quanto aqueles que necessitam viajar, seja para rever familiares ou até mesmo por lazer.
Em entrevista ao jornal Irish Times, um porta-voz do Departamento de Justiça reconheceu que havia uma “alta demanda” por serviços, mas disse que a equipe do cartório estava trabalhando horas extras para atender a essa demanda.
“Os clientes de Dublin que desejam renovar sua permissão de imigração devem se registrar online e não precisam comparecer ao escritório de Burgh Quay.
Aqueles que desejam se registrar pela primeira vez, devem agendar uma consulta em Burgh Quay através do sistema de registro do governo Inis, disse ele.”concluiu o porta-voz.
Em dezembro de 2020, o período de espera para renovações online subiu de 2 para 3 semanas. No entanto, o tempo de processamento agora tem levado de seis a oito semanas, disse o porta-voz.
Outra alternativa encontrada por parte dos estudantes e imigrantes é o envio de um e-mail para a imigração solicitando uma data para comparecer ao escritório.
Esse e-mail pode ser enviado para [email protected] contendo seu nome, data de nascimento, cidade de onde está aplicando e o número do seu passaporte.