Os investigadores descobriram 19,8 milhões de euros em pagamentos indevidamente declarados na pandemia. Gardaí e departamento encontram 13.000 pedidos fraudulentos ou pagamentos indevidos até o momento.
“Quando um pagamento indevido é levantado, o departamento faz todos os esforços para recuperar o valor pago em excesso.“ Onde encontramos suspeita de pedido fraudulento, perseguimos cada um dos indivíduos para garantir que os fundos sejam devolvidos e os casos mais graves sejam levados ao conhecimento dos tribunais .”
O porta-voz disse que o departamento não comentaria sobre quaisquer processos ou investigações em andamento. “O departamento trabalhará com o cliente e considerará as circunstâncias pessoais na determinação de um plano de reembolso.”
“As pessoas que receberam um pagamento excessivo da previdência social têm a obrigação de devolver o valor, pois receberam algo ao qual não tinham direito”, disse um porta-voz do departamento”.
Mais de 157.000 pessoas continuam recebendo o pagamentos do auxílio pandêmico, mais de um terço deles trabalhadores dos setores de hospitalidade e varejo.
Na semana passada, 157.712 beneficiários receberam um total de € 46,7 milhões. Quase 34.000 eram do setor de hospitalidade e quase 25.000 trabalhavam no varejo ou atacado.
Apenas mais de 18.000 trabalhavam em serviços administrativos e de suporte. Outros 13.000 pedidos eram de pessoas que trabalham em construção, 9.000 na manufatura e quase 8.000 em “outros setores”, incluindo negócios como cabeleireiros e salões de beleza.
Os números de recebimento do PUP somam-se às 184.213 pessoas que fizeram cadastro no final de julho. O Ministério da Proteção Social já tinha avisado as pessoas para encerrarem o pedido do PUP na própria data de retorno ao trabalho.
O Departamento de Proteção Social disse que já recuperou € 9,5 milhões, pouco menos da metade do total.
Na semana passada, o departamento avisou que “tomaria medidas para recuperar” qualquer pagamento indevido.
Mais de 20 policiais trabalham com a unidade especial de investigação do departamento, realizando as verificações.
Os sinistros estão sendo testados em relação aos registros de receita, uso de conta bancária, denúncias de empregadores e do público. A unidade também está usando análise de dados para descartar qualquer fraude ou pagamento indevido.
Fonte: IrishTimes