A maioria das restrições da Covid-19, incluindo restrições no setor de hospitalidade e eventos, serão suspensas a partir de amanhã de manhã, anunciou o Taoiseach.
Em um discurso, Micheál Martin disse que o horário de fechamento às 20h do serviço de hospitalidade e os limites de capacidade em eventos internos e externos serão suspensos a partir das 6h de amanhã.
As casas noturnas receberam luz verde para reabrir, as regras de distanciamento social serão encerradas e as orientações sobre a restrição de visitas domiciliares também serão suspensas.
Os certificados de vacinação ou recuperação do Covid-19 não serão mais necessários em hotéis, bares e restaurantes ou eventos internos. Um retorno presencial aos escritórios também já pode começar a voltar em fases.
Mas o uso de máscara, o uso do Certificado Digital para viagens internacionais e as regras de isolamento para quem tiver sintomas de Covid permanecerão em vigor.
Martin disse que o NPHET confirmou que a Irlanda “resistiu à tempestade Omicron” e que “hoje é um bom dia”.
A NPHET disse ao governo que a taxa de infecção está diminuindo e que os principais indicadores nos quais o governo baseia sua decisão estão “na direção certa”.
“Foram nossas vacinas e reforços que impediram que a recente onda de infecção se traduzisse em níveis muito mais graves de doença e morte”, disse Martin.
Como resultado, o Gabinete decidiu que não há mais uma “razão e justificativa” para continuar a maioria das restrições do Covid.
O Taoiseach reiterou que “a vacinação é fundamental” e disse: “Quero deixar claro também que a pandemia não acabou. Ainda exigirá que todos nós estejamos vigilantes.”
Veja Também
- Em novo plano de expansão na Europa, empresa de curso online criará 120 vagas de empregos em Dublin
- Novo sistema para agendamento de visto entra em operação, porém não funciona como se esperava
- Pessoas totalmente vacinadas não terão mais que apresentar teste negativo de Covid ao entrarem na Irlanda
As medidas de proteção em vigor nas escolas primárias e secundárias também permanecerão em vigor.
As pessoas ainda serão obrigadas a usar máscaras faciais em locais fechados como lojas, cabeleireiros e transportes públicos.
Os funcionários do setor de hospitalidade ainda serão obrigados a usar máscaras, mas as novas regras não estipulam que as pessoas que vão a bares e restaurantes devem usar máscaras quando não estiverem à mesa.
As medidas suspensas significam que não haverá mais limite de seis pessoas para uma mesa em bares e restaurantes. O serviço de bar também será retomado.
A partir de segunda-feira, o retorno ao atendimento físico nos locais de trabalho pode começar de forma faseada adequada a cada setor.
Todas as regras sobre contatos próximos e períodos de isolamento serão revisadas no final de fevereiro.
E a ministra do Turismo, Catherine Martin, confirmou que os desfiles do Dia de Saint Patrick’s retornarão.
Padraig Cribben, CEO da Vintners’ Federation of Ireland (VFI), o órgão que representa os pubs fora de Dublin, disse: “Depois de um pesadelo de 22 meses, esta é a notícia que nossos membros estavam esperando.
“Em toda a Irlanda, existem 7.000 pubs empregando 50.000 funcionários, então os benefícios da reabertura serão sentidos em todos os lugares.
Donall O’Keeffe, CEO da Licensed Vintners Association (LVA), disse: “Mal podemos esperar para ver as cidades ao redor da Irlanda prosperando novamente até tarde da noite e o retorno completo da mundialmente famosa hospitalidade da Irlanda.