A Ministra da Educação, Norma Foley TD, apresentou um memorando no dia 27 de julho ao Gabinete que confirma a existência de planos para a reabertura total das escolas a tempo para o início do novo ano letivo no final de agosto / início de setembro de 2021.
Como tem acontecido em toda a pandemia, a reabertura será realizada em estreita consulta com a Saúde Pública e os parceiros da educação.
As escolas foram avisadas de que devem continuar com as medidas de prevenção em vigor para uma operação segura durante o COVID-19, quando reabrirem no novo período letivo. As escolas continuarão a ser apoiadas em termos de recursos adicionais necessários para prever essas medidas.
O objetivo de todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19 que foram postas em prática para as escolas operarem com segurança e prevenir a infecção da doença e também o avanço da transmissão do coronavirus entre a comunidade estudantil. Essas medidas protegem os alunos, seus pais e funcionários da escola.
Os planos de prevenção da Covid-19 nas escolas serão atualizados pelo Departamento e estarão disponíveis antes da reabertura.
Os principais desafios do Novo Ensino Médio e como se preparar
Esses planos baseiam-se no Protocolo de Segurança no Trabalho do Governo, que reflete os conselhos de saúde pública mais atualizados para o local de trabalho. Ele define o conjunto de medidas necessárias para evitar a disseminação da Covid-19.
A Ministro Foley disse: “Estamos em constante contato com especialistas em saúde pública e podemos afirmar que estamos nos preparando para um retorno total das escolas no final de agosto e início de setembro.
“A Saúde Pública afirmou que as novas variantes da doença não alteram as medidas de prevenção e controle de infecções exigidas nas escolas. As evidências disponíveis da operação escolar durante o Covid-19 até o momento tem mostrado que as escolas são ambientes de baixo risco devido às medidas de prevenção e controle de infecção em vigor.
“O fornecimento de monitores de CO2 para todas as escolas será uma ferramenta importante para manter nossas escolas seguras e, além das medidas de mitigação já implementadas, nossos funcionários e alunos podem ter certeza de que retornarão a ambientes seguros.”
O Departamento também lançará uma campanha de comunicação com pais e alunos antes da reabertura das escolas para informá-los e lembrá-los das medidas em vigor nas escolas em funcionamento durante Covid-19. Isso incluirá informações especificamente direcionadas aos novos alunos que ingressam nas escolas primárias e pós-primárias, para garantir que estejam familiarizados com as novas normas.
O Departamento permanecerá em constante contato com os principais parceiros da área de educação, com o Departamento de Saúde e o HSE em relação à operação segura das escolas durante Covid-19.
Fonte: www.education.ie