A Ministra da Justiça, Helen McEntee, anunciou outra extensão temporária das permissões de imigração e proteção internacional, desta vez para 31 de maio de 2022.
A extensão se aplica a permissões que expiram entre 15 de janeiro e 31 de maio, e aquelas que já foram prorrogadas pelas oito extensões temporárias anteriores desde março de 2020.
Ministra, McEntee disse que a mudança removeria parte da “preocupação e estresse” causada neste Natal pela incerteza em torno da situação do COVID-19 e pelas mudanças nas diretrizes de saúde pública.
“Quero assegurar às pessoas cujas permissões de imigração expiram em breve que sua situação legal no país continuará a ser mantida”, acrescentou a ministra.
A extensão mais recente beneficiará aqueles que não conseguirem marcar um horário para se registrar ou renovar uma permissão existente.
Veja Também
- Ministra anuncia critérios específicos para regularizar indocumentados que vivem no país
- Comunidade brasileira comemora legislação que regularizará a situação dos migrantes sem documentos no país
- Brasileiros estão entre milhares de imigrantes indocumentados que podem receber anistia da Irlanda
Novo sistema de reservas
O Departamento de Justiça está, no entanto, encorajando qualquer pessoa que precise renovar uma permissão existente, especialmente aqueles que estão baseados em Dublin, que podem fazer isso online, e portanto, não precisa esperar até maio para fazê-lo, quando a demanda será muito alta.
O departamento também planeja introduzirde forma gratuita em janeiro um novo sistema de reserva pelo telefone, para ajudar a atender a demanda em Dublin.
Mais detalhes sobre o sistema estarão disponíveis em www.irishimmigration.ie quando o serviço começar. Um novo sistema de reservas online também será lançado no início de 2022.
Alta demanda
O departamento diz que as pessoas no Estado que têm direito a receber um novo cartão de Autorização de Residência na Irlanda (IRP) podem continuar a usar seu cartão expirado para partir e retornar à Irlanda até 15 de janeiro de 2022.
Em outra iniciativa destinada a lidar com a alta demanda por serviços de imigração, aqueles que estão baseados em Dublin que têm um novo passaporte e que desejam renovar uma permissão de imigração, poderão carregar sua página de bio-dados do passaporte online, em vez de comparecer ao cartório em Burgh Quay.
Este serviço estará disponível a partir de hoje (17 de dezembro).
Fonte: Gov.ie