A temperatura mais alta do ano até agora foi registrada com 27,1 graus atingidos no Monte Dillon em Co Roscommon na tarde de sexta-feira. Os 27 graus também foram sentidos em Stormont , Belfast e Killowen em Co Down, que registrou 27,6 graus.
A alta anterior do ano foi de 25,6 graus registrada no Phoenix Park em Dublin em 13 de junho.
Espera-se que fique ainda mais quente no sábado, com a possibilidade de 28 graus em áreas centrais. A onda de calor vai durar até a próxima quarta-feira, no mínimo, e permanecerá quente até o final da próxima semana, embora também haja chuvas.
A onda de clima quente é resultado da alta pressão que está viajando para o norte, para a Irlanda , de acordo com o analista do Met Éireann, Andrew Doran Sherlock . A Azores High vai trazer consigo períodos de sol quente ao longo de sexta-feira e sábado, com previsão de condições ligeiramente mais nubladas para domingo.
Hoje foi o dia mais quente do ano 🌡️ Alcançamos 27,1 ° C no Monte Dillon em Roscommon, que bate facilmente a temperatura mais alta anterior de 25,6 ° C no Phoenix Park em 13 de junho ☀️
Ele disse que os próximos dias serão “muito secos, muito quentes e bastante úmidos”. A umidade vai durar até altas horas da noite, com temperaturas que vão até a meia-noite, o que “pode ser um pouco desconfortável para alguns”, alertou.
O Departamento de Agricultura emitiu uma condição de alerta de incêndio florestal laranja para a próxima semana.
Considera-se que existe um alto risco de incêndio em todas as áreas onde existem combustíveis perigosos, como gramas mortas e combustíveis de arbustos, como urze e tojo. O pico dessa fase de risco está previsto para sexta-feira, 23 de julho.
Os visitantes da floresta não devem fazer churrascos ou fogueiras em qualquer estágio. Quatro unidades do Corpo de Bombeiros de Dublin estão atualmente lutando contra um incêndio de tojo na Colina de Howth, em Dublin.
No sábado, as temperaturas vão subir entre 23 e 26 graus em geral, possivelmente chegando a 28 graus nas regiões centrais. A luz do sol será acompanhada por leves brisas para o interior e ventos ligeiramente mais frios perto da costa. Há uma pequena chance de uma chuva leve no sul à tarde.
Os raios de sol se farão presentes até o domingo, mas algumas nuvens se formarão no norte para trazer uma possível garoa perto da costa. O sudeste pode ver pancadas leves e isoladas à tarde, mas geralmente o dia será “muito quente ou quente” com altas temperaturas novamente variando de 23 a 27 graus, de acordo com a previsão. Os condados do norte não serão tão quentes, mas as temperaturas por lá poderão chegar até 22 graus.
Na próxima semana, o Met Éireann prevê uma segunda-feira seca e ensolarada em quase todo o país. Embora possam ocorrer alguns aguaceiros leves, o dia continuará a ser muito quente, com temperaturas máximas de 22 a 26 graus. O céu permanecerá claro durante a noite, com temperaturas que não devem cair abaixo de 13 a 16 graus.
O bom clima para refeições ao ar livre ficará até terça e possivelmente quarta-feira, embora as perspectivas a partir daí sejam mais incertas. As primeiras previsões do analista sugerem que condições chuvosas podem assolar o país a partir de quinta-feira.
As temperaturas nos próximos dias estão “acima da média” para o que seria esperado em julho, quando 17 a 19 graus é o normal, disse Doran Sherlock.
Enquanto isso, a Fundação Marie Keating está pedindo às pessoas que protejam sua pele contra os raios ultravioleta do sol. O câncer de pele pode ser prevenido se as pessoas usarem um alto fator de protetor solar (30+), procurarem sombra durante as horas mais quentes, entre 11h e 15h, e usar roupas protetoras, disse a instituição de caridade. Óculos de sol e um chapéu de aba larga podem proteger o rosto, pescoço e orelhas da exposição direta ao sol, disse a organização.
Fonte: The Irish Times