A urbanização deve aumentar em todo o mundo nas próximas décadas, com uma porcentagem de pessoas que vivem nas grandes cidades deverá crescer de 50% para 60% até 2030, à medida que a população global aumenta em cerca de 6%, o que deverá passar de 8 bilhões para 8,5 bilhão.
A urbanização de Dublin deve aumentar ainda mais rápido, com previsão de expansão da população em cerca de 15%, de 1,3 milhão de hoje para 1,5 milhão em 2040. Dublin está vivendo altos níveis de emprego, ou pelo menos era o que se via antes da pandemia de Covid-19, com grandes empresas como as gigantes da tecnologia Google e Facebook que tem seus escritórios na área Docklands da cidade.
Os chefes de transporte irlandeses tinham em seus planos para a Dublin MetroLink uma rota de 26 quilômetros conectando Swords, Aeroporto de Dublin, centro da cidade e Sandyford e uma estimativa de transportar 50 milhões de passageiros por ano. O projeto de € 3 bilhões foi anunciado no plano de investimento de capital do Governo com previsão de iniciar a operação até 2027.
Porém a rota inicial foi atualizada e a seção Charlemont – Sandyford foi abandonada devido à preocupação da comunidade e dos políticos de que a atualização resultaria no fechamento de quatro anos da linha de metrô leve (Luas), limitando as opções de transporte. A nova linha de metrô de 19,1 km terá agora 16 estações, nove a menos do que a proposta anteriormente. Veja aqui o mapa atual das estações.
Mapa das estações para o metrô de Dublin em 2018
A proposta mesclava dois projetos existentes – Metro North e Metro South – que haviam sido propostos por mais de duas décadas. A rota emergente foi desde então submetida a consulta pública, que atraiu mais de 7000 respostas tanto em apoio ao alinhamento proposto como com preocupações sobre o impacto de alguns aspectos.
Fora as alterações acima, o Metrô também fará conexão com o Dart na Tara Street e com as linhas ferroviárias Maynooth e Kildare em Glasnevin e se estenderá até Dublin City University, Collins Avenue antes do aeroporto e depois Swords.
Com a atualização, os serviços do metrô passarão a operar com 40 trens de 60m, oferecendo capacidade para até 20.000 passageiros por hora e até 50 milhões de passageiros anualmente. A linha terá capacidade para operar 24 horas por dia, com automação permitindo o gerenciamento dinâmico dos níveis de serviço.
Todos os serviços vão operar de Charlemont para o aeroporto, enquanto apenas alguns trens vão operar em toda a extensão da linha de Charlemont Estuary. Embora o metrô seja projetado para operar a 80 km / h, a velocidade comercial operacional deverá ser de 40 km / h.
Chefes de transporte dizem que 4.000 empregos serão criados com a construção da infraestrutura.
Estima-se que os tempos de viagem levem 25 minutosda cidade para Swords e 50 minutos de Swords para Sandyford.
O Metrô de Dublin estaria inicialmente em operação em 2027, de acordo com os planos iniciais, porém estes já mudaram
A fase inicial de construção deveria ter início ainda este ano (2021), porém a situação do Covid-19 atrapalhou todos os planos. Com isso, o cronograma que tinha como previsão de término o ano de 2027, agora aparece sem previsão para início e conclusão do projeto.
Para saber mais e se manter atualizado é só acessar o site do MetroLink.
A CEO da Autoridade de Transporte Nacional, Anne Graham, disse: “Graças ao MetroLink, finalmente haverá uma conexão ferroviária com o Aeroporto de Dublin, e com fácil integração com outros transportes, incluindo ônibus, Dart e trens urbanos, o MetroLink tornará mais fácil do que nunca o acesso em torno da capital.
A pergunta que fica é: Será que um dia pegaremos um metrô do aeroporto de Dublin até o centro da cidade?
Fonte: railjournal