Se você está pensando em viajar pro exterior e por isso não pode se imunizar com qualquer vacina devido as restrições que ainda estão sendo impostas por alguns países, o portal Onde tem Vacina, criado por voluntários, é uma ferramenta de busca por postos de vacinação e permite que a população participe do processo, informando, em tempo real, a situação da vacinação em sua cidade.
O projeto cruza informações oficiais do Ministério da Saúde, de governos estaduais e prefeituras, além da contribuição dos próprios usuários, que podem, por exemplo, informar em qual posto se vacinou, que tipo de vacina recebeu e como estava a situação da fila.
Assim, é possível localizar um posto de saúde de acordo com a dose ou fabricante da vacina. E o usuário que encontrar um local de vacinação contra a covid-19 também pode compartilhar a informação com familiares, vizinhos ou amigos diretamente por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
O portal permite também que você faça um filtro, podendo assim selecionar qual vacina deseja e se é a primeira ou segunda dose. Em seguida o mapa mostrará os postos e locais próximos de você que estão aplicando a vacina selecionada. Lembrando que se o seu caso for a segunda dose, esta deverá ser aplicada no mesmo local da primeira.
A plataforma oferece ainda outros dados sobre a vacinação no país, como número de doses aplicadas por tipo de público-alvo, por sexo, idade, além de disponibilizar um ranking de cidades e estados onde a imunização está mais avançada. De acordo com a plataforma, existem cerca de 28 mil postos de vacinação espalhados pelos cinco mil e 500 municípios do país, além de mais 10 mil “postos volantes”.
O portal Onde tem Vacina venceu um concurso nacional de projetos digitais da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.