Outros 1.377 casos de Covid-19 foram relatados no sábado pelo Departamento de Saúde, com 78 pessoas no hospital e 22 em terapia intensiva.
O Dr. Ronan Glynn, vice-diretor médico, disse que a taxa de incidência da Covid-19 do país aumentou agora para mais de 180 por 180.000, com a Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública (Nphet) relatando casos médios de cinco dias de mais de 800 por dia, a taxa mais alta desde meados de fevereiro.
“Estamos vendo uma incidência alta particularmente em pessoas de 16 a 30 anos. E, infelizmente, agora nos últimos dias, começamos a ver esses casos elevados se traduzirem em números crescentes em hospitais e em nossas unidades de terapia intensiva ”, disse ele.
O Dr. Glynn disse que embora mais de 60 por cento da população esteja agora totalmente vacinada contra a Covid-19, ainda existem mais de 2,5 milhões de adultos e crianças “que não estão totalmente protegidos ou não estão adequadamente protegidos pela vacinação”.
“Esse é um número realmente grande de pessoas que ainda estarão vulneráveis a esta doença nas próximas semanas”, acrescentou.
O Dr. Glynn disse que aqueles que não foram vacinados devem ter muito cuidado com os ambientes internos e que se reunam ao ar livre sempre que possível. Se alguém está apresentando algum sintoma de Covid-19, deve comparecer para um teste e se isolar, disse ele.
Esta manhã, o presidente-executivo do HSE, Paul Reid, disse que a taxa de positividade do coronavírus é agora de 8,4 por cento em meio a “níveis muito altos” de testes, devido a um aumento de infecções causadas pela variante Delta.
A última vez que a taxa de positividade ficou acima de 8 por cento foi em maio de 2020.
Reid também disse que mais de 5,1 milhões de vacinas já foram administradas a residentes da República, com 63 por cento dos adultos totalmente vacinados e 76 por cento parcialmente.
Há 78 pessoas no hospital com Covid-19 neste sábado, com 22 delas em terapia intensiva (UTI), de acordo com o centro de dados Covid-19 do estado.
O Sr. Reid disse na manhã de sábado que as hospitalizações e a UTI estão “indo bem”.
Estamos vendo aumentos muito rápidos na incidência em pessoas de 16-18, 19-24 e 25-34 anos. O aumento na faixa etária de 16 a 18 anos é excepcional. Faça tudo o que puder para se manter seguro, e para encorajar e apoiar aqueles ao seu redor a ficarem seguros também.
Ontem foi o dia mais movimentado até agora nesta nova onda em nossos centros de testes comunitários. Coletamos cerca de 15.000 cotonetes, que agora estão em nossos laboratórios. Hoje a previsão é continue agitado, especialmente em Dublin. Mais lotes foram disponibilizadas online para quem procura uma aplicação. @HSELive
Os temores estão crescendo e a Irlanda pode ter até 2.000 casos de coronavírus por dia até o final do mês.
Embora um aumento nos casos aqui tenha sido previsto devido a uma combinação de restrições sendo atenuadas e o impacto da variante Delta, o aumento nas infecções está acontecendo cerca de duas semanas antes do previsto e se movendo mais rapidamente.
Outras 1.173 infecções foram relatadas na República na sexta-feira, com 79 pacientes no hospital e 23 em terapia intensiva.
O médico-chefe do estado, Dr. Tony Holohan , disse que pouco mais de 50 por cento dos casos de sexta-feira ocorreram em pessoas com idade entre 19 e 34 anos.
O membro da Equipe Nacional de Emergência de Saúde Pública (Nphet), Prof Philip Nolan, disse na sexta-feira que o crescimento de casos entre jovens de 16 a 18 anos foi excepcional ”, enquanto as taxas entre os de 19 a 24 anos também estão se movendo rapidamente.
Apesar do forte aumento de casos na Irlanda e em muitos outros países, incluindo a Grã-Bretanha, as viagens internacionais não essenciais devem ser retomadas da Irlanda na segunda-feira, enquanto 34 estados foram removidos da lista de quarentena obrigatória de hotéis.
Já são 29 países na lista, com a adição de Cuba – a partir das 4h de terça-feira.
No entanto, o aumento acentuado nos casos está causando preocupação e no sábado o ex-secretário de saúde britânico Jeremy Hunt alertou o primeiro-ministro Boris Johnson que pode ser forçado a reimpor as restrições de bloqueio se os casos da Covid continuarem aumentando no outono.
O Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, alertou ontem o Seanad sobre o crescimento de casos na Irlanda. Ele disse que a modelagem por Nphet mostra “uma ampla gama de casos para o final de julho, com o máximo sendo cerca de 2.000 casos por dia”.
Outra fonte sênior do governo disse que o limite de 2.000 casos por dia pode ser ultrapassado antes do final do mês.
O retorno aos níveis de janeiro sobre os cuidados de saúde não está previsto, mas fontes políticas estão cada vez mais cautelosas quanto ao impacto das infecções, especialmente entre os não vacinados nos hospitais.
Se os casos chegarem a 2.000 por dia, as internações hospitalares podem ser em torno de 40 por dia, com quatro a cinco mortes, acreditam os números da Coalizão.
De acordo com o último relatório epidemiológico de HSE, essa faixa etária representa 15,3 por cento dos novos casos nas últimas duas semanas, enquanto a faixa etária de 19 a 24 anos representaria quase um quarto.
Um quinto dos novos casos ocorre em pessoas com idade entre 25 e 34 anos, enquanto apenas 2,8 por cento são em pessoas com 64 anos ou mais.
Entende-se que a modelagem Nphet mais recente, que incorporou o ritmo em que a Delta está crescendo, bem como o impacto da vacinação, mostrou uma melhoria nos resultados associados aos cenários de pior caso, mas o cenário de melhor caso está desestimulando.
O Sr. Donnelly orientou as pessoas a agirem de acordo com os conselhos de saúde pública, enfatizando os riscos graves, especialmente para os não vacinados: “É hora de mais uma vez ser super cuidadoso”.
Uma fonte do Departamento de Saúde disse que há “preocupação, mas sem alarme” com as tendências atuais. Donnelly disse que as possíveis taxas de mortalidade por apenas três meses variam entre 335 e 1.760 pessoas.
Na Irlanda do Norte, o Southern Health Trust suspendeu as visitas a hospitais em meio ao crescente número de casos de Covid-19. Outras 1.380 pessoas testaram positivo para coronavírus lá na sexta-feira.
Fonte: The Irish Times