De acordo com os planos que foram divulgadas hoje pelo Gabinete, pessoas totalmente vacinadas que chegarem ao país a partir de quinta-feira (6) não terão mais que apresentar teste negativo de Covid-19.
Desde o início de dezembro, quando surgiu a ameaça da variante Omicron, todos os passageiros passaram a ter que apresentar umteste de antígeno ou PCR negativo, independentemente do status de vacinação.
No entanto, esse requisito está sendo removido agora e, a partir de amanhã, a situação que se aplicava antes de 6 de dezembro retornará. Isso significa que as pessoas totalmente vacinadas com um Certificado Digital de Covid válido em inglês ou outra prova válida de infecção ou vacinação recente não precisarão mais do teste.
Porém, pessoas não vacinadas precisarão de um resultado de teste de PCR “não detectado”, feito 72 horas após sua chegada à Irlanda.
Veja Também
- Imigração na Irlanda: Alta demanda causa atrasos na emissão de vistos para imigrantes e estudantes no país
- Por quê os proprietários não aceitam animais de estimação na Irlanda? Veja como isso pode afetar a sua imigração
- Pesquisa N26: bancos digitais registram aumento de clientes e as mulheres lideram número de contas no Brasil com 52%
A medida foi aplicada para retardar ao máximo a chegada da Omicron ao país, com o domínio quase total da variante, entende-se que ela não era mais vista como válida.
O líder do Partido Verde, Eamon Ryan disse acreditar que a Irlanda pode superar a atual onda de infecção sem recorrer a mais restrições. Embora a situação mutável com a Covid-19 fosse tal que “nunca se poderia dizer nunca”, o Sr. Ryan disse que a mudança de comportamento da população controlaria o vírus.
“Acho que as medidas que introduzimos pouco antes do Natal foram as corretas, o povo irlandês tem sido muito sensato, as pessoas restringiram os seus movimentos e o seu nível de socialização.
“Acho que é o bom senso e a boa inteligência do povo irlandês que nos ajudará a superar isso. Não acho que precisaremos de mais restrições”, disse ele.
Menos uma preocupação para quem está prestes a embarcar para a Irlanda. Só quem já teve que fazer um teste desse e sem saber onde é que sabe o quanto isso poderia se tornar um grande inconveniente.