Polícia Federal suspende confecção de novos passaportes por falta de verbas a partir deste sábado (19)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Nesta sexta-feira, 18, a Polícia Federal anunciou a suspensão da emissão de passaportes, por falta de orçamento. A medida entra em vigor neste sábado, 19, segundo nota publicada pela corporação nas redes sociais.

“Informamos que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaporte a partir da 0h deste sábado (19/11). A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem”, diz o texto do post do instagram.

A PF informou ainda que as pessoas atendidas nos postos de emissão até esta sexta receberão seus passaportes normalmente. Acrescentou, no entanto, não haver prazo para entrega do documento aos que pagaram a taxa, mas ainda não compareceram ao agendamento.

Em meados de agosto, o Ministério da Justiça, órgão subordinado à Polícia Federal, enviou ofício ao Ministério da Economia chefiado por Paulo Guedes informando que o bloqueio de recursos na administração pública federal poderia afetar os serviços relacionados à emissão de documentos.

O Ministério da Justiça também pediu um complemento de aproximadamente R$ 75 milhões, mas até o momento esse pedido não foi atendido, o que acabou culminando na suspensão da emissão de novos passaportes.

O documento custa R$ 257,25, mas o dinheiro não é destinado à Polícia Federal, mas ao Tesouro Nacional. Em protestos recentes, funcionários da Polícia Federal que reivindicavam aumento salarial afirmaram que os recursos disponíveis na instituição não seriam suficientes para manter o serviço ativo por muito tempo.

Veja Também

Tire suas dúvidas em respostas divulgadas pela Polícia Federal sobre o assunto:

1) Já fui ao posto da PF para tirar meu passaporte. Será entregue na data prevista?

Sim. Todos aqueles que foram atendidos nos pontos de emissão até o dia 18/11 receberão seus passaportes normalmente.

2) Já paguei a taxa. Vou receber meu passaporte?

Se você pagou a taxa, mas ainda não compareceu ao agendamento, não há prazo para entrega do passaporte.

3) Os postos da PF serão fechados? E o agendamento online?

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente.

4) Tenho uma emergência. Serão emitidos passaportes de emergência?

A emissão do passaporte de emergência decorre normalmente.

O passaporte de emergência será concedido a quem, preenchidos os requisitos para a concessão do passaporte, necessite do documento de viagem com urgência e não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega.

Hipóteses de catástrofes naturais; conflitos armados; necessidade de deslocamento imediato por motivos de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau; para a proteção de seus ativos; por necessidades de trabalho; por razões de ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação de emergência cujo adiamento da viagem possa causar graves transtornos ao requerente.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista