De acordo com o Despacho n.º 8652-C/2021 publicado no Diário da República Eletrônico, os ministérios determinam:
4 – Permitir a realização de viagens não essenciais de e para os Estados Unidos da América e de e para o Brasil.
Portanto, as fronteiras de Portugal já estão abertas para brasileiros.
Portugal anunciou hoje, quarta-feira a reabertura das fronteiras para turistas do Brasil, isso quase 18 meses depois de impor a proibição de viagens não essenciais para conter a disseminação do coronavírus.
Embora os brasileiros, que constituem a maior comunidade de expatriados de Portugal, tenham tido acesso permitido por motivos como trabalho, família ou saúde, o levantamento da proibição do turismo é há muito tempo aguardado.
Será necessário fazer quarentena ao chegar a Portugal?
Não, o turista brasileiro não precisará passar por quarentena para entrar no país. Apenas terá que apresentar um teste de Covid-19 negativo.
Observe que você deve enviar o teste molecular RT-PCR negativo realizado 72 horas antes da partida ou o teste rápido de antígeno realizado 48 horas antes da partida aceito a partir de 1º de julho.
A prova do teste pode ser solicitada três vezes: no check-in e no despacho de bagagem, no embarque do voo e na imigração portuguesa.
Portanto, preste atenção na data e horário do teste para não ultrapassar o prazo estabelecido e por isso ser impedido de embarcar ou entrar no país.
Portugal está agora aberto aos turistas da União Europeia que apresentem o certificado digital COVID-19 do bloco, bem como dos Estados Unidos, de onde os visitantes devem apresentar um resultado negativo à chegada.
Quem está isento de apresentar o resultado do teste de Covid?
Apenas viajantes vacinados na União Europeia que possuam o Certificado Digital da UE estarão isentos de apresentar o teste negativo Covid-19.
Os viajantes do Brasil agora não precisam mais ficar em quarentena, mas devem apresentar um teste COVID-19 negativo. A mesma regra se aplica a visitantes da Grã-Bretanha, de acordo com o governo.
Será necessária apresentar um comprovante de vacina para entrar em Portugal?
Não. Não será exigida prova de vacinação pelas autoridades portuguesas.
Brasileiros que entraram recentemente no país para viagens essenciais apresentam às autoridades portuguesas o certificado de vacinação brasileiro como prova extra, além do teste negativo, mas não é obrigatório.
Portanto, se você possui um certificado brasileiro, vale a pena tê-lo em mãos ao entrar no país português, independente da vacina que você tomou, mas ressaltamos que não é obrigatório.
O que preciso para entrar em Portugal como turista?
- Passaporte válido, a validade deve ser superior a 3 meses após a sua data de saída da Europa
- Seguro de viagem internacional com cobertura para toda a sua estadia no país ou PB4
- Teste negativo de Covid-19
- Passagens de ida e volta
- Comprovante de onde ficará hospedado durante as férias (reserva do hotel) ou carta convite de um parente que irá recepcioná-lo
- Comprovante de que tem condições financeiras de se manter no país durante a viagem
Atualmente os voos diretos que estão em operação entre Brasil e Portugal são realizados pelas seguintes companhias aéreas:
- TAP
- Latam
- Azul
O Brasil teve mais de 20,7 milhões de infecções confirmadas por coronavírus e mais de 580.000 mortes devido ao vírus.
Passageiros de países como Japão, Austrália, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Cingapura e Canadá também poderão viajar para Portugal se apresentarem um teste negativo.
Os visitantes do Nepal, Índia e África do Sul ainda precisam ficar em quarentena por 14 dias após a chegada e devem estar viajando apenas por motivos essenciais.
Portugal levantou a maioria das restrições em um plano de três fases, apoiado por uma implementação de vacinação rápida e eficiente.
Na quarta-feira, 73% da população estava totalmente vacinada, mostram dados do ministério da saúde.
Fonte: reuters.com