Primeira família afegã chega na Irlanda após terem sido resgatados em Kabul, Afeganistão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Eu Intercambista

Em um comunicado na noite de segunda-feira, o Ministro da Criança Roderic O’Gorman e o Ministro das Relações Exteriores Simon Coveney disseram que estavam “satisfeitos em receber a primeira família na Irlanda no âmbito do Programa Irlandês de Proteção aos Refugiados [IRPP] para cidadãos afegãos anunciado na semana passada”.

Uma família desembarcou no aeroporto de Dublin após a tomada do Afeganistão pelo Taleban e a expectativa é que mais pessoas cheguem nas próximas semanas. 

A chegada da família foi oficialmente confirmada em um comunicado esta noite pelo Ministro da Criança. 

Eles são os primeiros a entrar no país no âmbito do Programa Irlandês de Proteção aos Refugiados (IRPP) para cidadãos afegãos anunciado na semana passada e foram recebidos em uma declaração do Ministro da Criança, Roderic O’Gorman, Ministro das Relações Exteriores Simon Coveney e Ministro de Estado for Reforma da Lei, Justiça Juvenil e Imigração, James Browne.

O Ministro da Criança disse que o governo emitiu mais de 200 vistos ou isenções de visto para cidadãos afegãos na semana passada. 

“A prioridade foi dada àqueles que trabalham com questões de direitos humanos, incluindo os direitos das mulheres, meninas e minorias, bem como aqueles que trabalham com ONGs e organizações europeias e internacionais”, disse um porta-voz.

“Separadamente, o Departamento de Justiça também está priorizando o processamento de reunificação familiar e pedidos de visto para cidadãos afegãos, o que deve resultar em aproximadamente 150 pessoas recebendo permissão para entrar na Irlanda”.

Anteriormente, um porta-voz do governo não confirmou se a primeira família a chegar seria levada a um dos Centros de Recepção e Orientação de Emergências (EROCs) do Estado.

Os EROCs são usados ​​principalmente para acomodar chegadas sírias no âmbito do Programa Irlandês de Proteção aos Refugiados (IRPP).

O comunicado do departamento dizia que mais informações sobre os refugiados não seriam divulgadas por “razões de segurança”.

Desde a aquisição do Talibã, o Departamento de Igualdade tem trabalhado em estreita colaboração com o Departamento de Relações Exteriores a fim de identificar acomodações adequadas para refugiados que chegam à Irlanda, com mais detalhes esperados nos próximos dias. 

Isso ocorre depois que várias organizações de direitos humanos apelaram ao governo na semana passada para aumentar o número de locais de reassentamento para refugiados afegãos e acelerar os pedidos de proteção internacional em meio à crise em curso no Afeganistão. 

O Conselho Irlandês de Refugiados, a Amnistia Internacional e o Movimento dos Requerentes de Asilo na Irlanda (Masi), entre outros, disseram que a Irlanda deve se comprometer a reinstalar um mínimo de 1.000 refugiados afegãos e a participar num esquema mais amplo de relocalização da UE. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista