Que a GUINNESS é a cerveja preta forte irlandesa mais popular do mundo todo mundo já sabe, porém, é apenas a ponta do iceberg quando se trata de uma das cervejas mais famosas da Irlanda.
A cerveja preta forte irlandesa possui uma herança histórica que remonta a séculos.
E embora a Guinness possa ser a cerveja mais famosa do país e do mundo, ela é apenas uma das muitas opções disponíveis para quem procura uma autêntica cerveja stout irlandesa.
Relacionamos aqui cinco alternativas da Guinness que valem a pena experimentar e que provavelmente você ainda não conhecia.
1. Beamish Irish Stout – 4,1%
Uma clássica stout irlandesa que remonta a 1792, como a Murphy’s Beamish, é produzida em Cork, onde é conhecida, jocosamente, como a “hipster’s stout”.
Apresentando aromas torrados e pesados de malte, Beamish é distintamente preta. O sabor é igualmente atraente, combinando malte, chocolate e café com um final torrado.
Mantém uma espessura fina e esbranquiçada até a última gota. O melhor de tudo é que Beamish é um verdadeiro deleite irlandês e provavelmente é o segredo mais bem guardado da Ilha Esmeralda.
2. Murphy’s Irish Stout – 4,0% ABV
De cor escura e corpo médio, a Murphy’s é uma cerveja preta forte internacionalmente reconhecida com uma história na fabricação de cerveja que remonta a 1856.
Produzida nos arredores lendários da Cervejaria Lady’s Well em Cork, a Murphy’s é uma cervejairlandesa seca, combinando um acabamento macio e sedoso com toffee e tons de café.
Quase não há amargor, apenas um final adequadamente cremoso. Considerado por muitos em Cork como a melhor stout quando comparada com a Guinness, Murphy’s está amplamente disponível em pubs e off-licences.
3. Porterhouse Oyster Stout – 5,2%
A Porterhouse Oyster Stout é uma cerveja amarga e ultra-seca com um aroma de doces e notas de caramelo.
Há também um toque em particular de salmoura nesta cerveja forte – isso se deve as ostras que são colocadas nos tanques de fermentação – o que só aumenta sua singularidade.
Além disso, com notas de tudo, desde alcaçuz a algas marinhas, esta stout também se distingue por terminar com um amargor médio e algumas notas de chocolate e café.
4. O’Hara’s Irish Stout – 4,3% ABV
Uma lembrança das clássicas stouts irlandesas do passado, O’Hara’s Irish Stout tem sido a bebida principal da marca O’Hara desde sua estreia em 1999.
Conhecida por sua qualidade e autenticidade, a O’Hara’s Irish Stout possui um sabor assado robusto complementado por uma sensação encorpada e suave.
É uma stout irlandesa gloriosamente cremosa, que combina aromas de café com leves notas de alcaçuz, graças à sua combinação de lúpulo de cerveja preta tradicional e cevada torrada.
Servido da mesma forma que a Guinness com 4,3% ABV, o O’Hara’s Irish Stout está amplamente disponível em garrafas e latas, mas ela é ainda melhor na torneira.
5. Black Rock Irish Stout – 4,3%
Recém-chegada, esta cerveja preta forte da Dungarvan Brewing Company está se tornando um dos segredos mais bem guardados da Irlanda.
Uma tradicional stout irlandesa seca, a Black Rock combina cevada torrada com notas de baunilha e sementes de anis.
De cor preta acastanhada, é um cerveja distintamente leve e texturizada, notável por seu lúpulo sutil e sabor maltado.
Servido em garrafas, é o acompanhamento perfeito para uma refeição farta.
Uma palavra de advertência: cada embalagem contém resíduo de fermento, então despeje com cuidado.