A Garda disse que está comprometida em garantir que o centro da cidade de Dublin seja um lugar seguro para viver, visitar, socializar, realizar negócios e aproveitar e confirmaram que oficiais extras patrulharão a cidade nos fins de semana.
Um aumento no comportamento antissocial e no crime fez com que o público passasse rotular a capital como “insegura” em algumas partes, com os apelos por mais policiamento.
A Operação Cidadão começou no centro da cidade de Dublin em 22 de outubro de 2021 e conta com:
• Mais de 100 Gardas patrulhando o centro da cidade de Dublin todos os fins de semana à noite
• Mais de 20patrulhas móveis das quatro estações centrais de Garda a pé ou bicicleta, apoiadas por 12 (24 membros)
• 8 Gardas agora em tempo integral designados para patrulhar especificamente o calçadão, cais e arredores do rio Liffey todos os dias das 16h às 4h
• 30Gardas adicionais implantados em patrulhas de batida no centro da cidade as sexta-feira, sábado, domingo à noite apoiados por 5 (10 membros) Patrulhas Armadas Regionais (1 dedicadas ao centro da cidade)
• Unidade Nacional de Ordem Pública da Garda (25 funcionários em patrulhas móveis), Unidade da GardaMontada e Unidade de cães
• Mais de 500 horas adicionais de policiamento por semana
Veja também
- Duas pistolas, três silenciadores e munições apreendidas durante a busca da Garda em Dublin
- Homem gravemente ferido no centro de Dublin devido a rixa de gangues rivais
- O ator de Hollywood, Barry Keoghan foi hospitalizado após violento ataque em Galway
- Pessoas foram atacadas violentamente por gangue no centro de Dublin na noite passada
Um foco especial está sendo colocado no comportamento antissocial, na ordem pública e nas questões de qualidade de vida, agressões e crimes de alto índice.
A operação é monitorada diariamente pela Comissária Adjunta da Região de Dublin, Anne Marie Cagney e pelos Superintendentes Chefes das Divisões e Superintendentes Centro-Sul e Centro-Norte DMR, responsáveis pelos Distritos Store Street e Pearse Street Garda.
Veja também
- Vídeo de terror mostra um homem armado com dois facões em uma briga de rua na cidade de Galway
- Garda prende homem em operação onde recuperou 16 bicicletas roubadas em Dublin
- Dois adolescentes foram esfaqueados em um ataque de gangue no centro de Dublin
Até o momento, durante a primeira semana completa da Operação Cidadão (25/10/21 – 31/10/21), incluindo feriado bancário na segunda-feira (25/10/21) e Halloween (31/10/2021), houve mais de 50 prisões e 65 acusações perante os tribunais.
A Lord Mayor de Dublin, Alison Gilliland, disse: “Parabenizo o lançamento formal da Operação Cidadão de An Garda Siochana. Uma maior presença de policiamento visível em nossa cidade com batidas dedicadas nos Cais e ao longo do calçadão, combinada com batidas responsivas de bicicletas e a pé em toda a cidade, aumenta a segurança em nossas ruas e atua como uma prevenção ao crime e ao comportamento antissocial.
“Eu testemunhei um aumento gradual de Gardas em nossas ruas, particularmente nos fins de semana, desde que começamos a fortalecer nossa colaboração de trabalho com An Garda Siochana através do High Level Street Issues Group.
O anúncio de hoje aumenta significativamente essa presença visível. Não tenho dúvida de que aqueles que vivem, trabalham e recriam na cidade, também perceberão essa presença.”