Taoiseach Micheál Martin: ‘Exploramos todos os aspectos em relação ao aluguel e congelamento de aluguel, e fomos muito claramente informados de que não é constitucional. Essa é apenas a posição.
O Taoiseach defendeu vincular os aumentos de aluguel à inflação e repetiu que um congelamento de aluguel seria inconstitucional.
O Governo aprovou medidas que terão os aumentos dos aluguéis vinculados à inflação geral, em vez do teto dos anos anteriores.
Durante as perguntas dos líderes, a co-líder social-democrata Catherine Murphy disse que a mudança “é uma reversão de algumas das políticas desastrosas do Fine Gael de limitar os preços dos aluguéis em 4% em 2016”.
“Em vez disso, agora você está vinculando os aluguéis à taxa de inflação, exatamente quando a inflação está começando a subir”, disse ela.
A única certeza que os locatários têm no momento é que o aluguel vai subir, e isso é totalmente inaceitável.
“As taxas de acessibilidade em todo o espectro, seja na compra ou no aluguel, são a questão principal, há muito pouco que eu possa ver que você está fazendo para oferecer acessibilidade.”
“Você congelará os aluguéis por um período de tempo, talvez por três anos, em vez de vinculá-los à inflação, que só fará subir os preços?”
Micheál Martin disse que “está com a crise imobiliária”, acrescentando que “nada me motiva mais no governo do que explorar todas as opções disponíveis para construir mais casas”.
A iniciativa do ministro de reduzir o aluguel ou aumento do aluguel e vinculá-lo à inflação é um passo muito importante e significativo, mas também aquele que o Governo apóia inteiramente, e é algo factível, seu congelamento do aluguel por três anos, só não é factível, constitucionalmente. ”
“É ótimo pedir isso, mas simplesmente não é viável. Exploramos todos os aspectos em relação ao aluguel e congelamento de aluguel e fomos muito claramente informados de que não é constitucional. Essa é a posição.
A co-líder social-democrata, Catherine Murphy, disse que o governo estava “vinculando os aluguéis à taxa de inflação, no momento em que a inflação está começando a subir”.
“Estamos na casa das máquinas no governo e temos que fazer o que podemos, e acho que a iniciativa do ministro tem sido bastante significativa no sentido de reduzir o valor dos aluguéis que podem ser aumentados em linha com a inflação.”
Declaração econômica de verão
Em termos da Declaração Econômica de Verão que causou uma grande disputa dentro do Gabinete, o Taoiseach disse que “será publicado, não há problema nisso”.
“Isso refletirá um investimento de capital bastante significativo em uma ampla gama de áreas da economia, empreendimentos, meio ambiente, mudanças climáticas, habitação.
“Tem que ser um conjunto de medidas, não pode ser apenas uma medida em particular, mas é por isso que há uma série de medidas agora em termos de habitação a preços acessíveis.”
O líder do People Before Profit, Richard Boyd Barrett, disse que o governo estava enfrentando um “verão de descontentamento” quando se tratava do “fracasso dos sucessivos governos do Fianna Fáil em lidar com a crise imobiliária”, acrescentando que a coalizão Raise The Roof está se reunindo para discutir datas para um grande demonstração antes do orçamento.