Um homem foi morto e retirado dos escombros de uma igreja parcialmente destruída no vilarejo de Arkalochori, perto do epicentro, disseram as autoridades.
O terremoto de magnitude 6,5 atingiu a costa da ilha de Creta pouco depois das 9h15, horário local desta segunda-feira.
O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) disse que o tremor ocorreu 23 km a sudeste da capital da ilha, Heraklion.
Uma série de tremores secundários também atingiu a área, com o EMSC afirmando que o mais forte registrou uma magnitude de 4,6.
A cidade de Arkalochori parece ser a mais atingida, com uma pessoa morta depois que a cúpula da Igreja do Profeta Elias desabou.
Várias pessoas também ficaram presas dentro de prédios e casas depois que os escombros bloquearam as passagens.
Pessoas presas nos prédios desabados foram resgatadas pelas equipes que estão no local, enquanto todas as escolas em Heraklion foram esvaziadas para que qualquer dano estrutural possa ser avaliado.
Enquanto isso, um alerta de tsunami foi emitido na vizinha Turquia após o terremoto.
Os turistas estão sendo evacuados dos hotéis em Creta, sendo o resort da praia de Creta Maris um dos que tomaram essa medida de precaução.
O sismólogo Efthimios Lekkas, que chefia a Organização de Planejamento e Proteção contra Terremotos da Grécia, disse que as inspeções de edifícios críticos, como escolas e hospitais, já começaram.
“Estamos pedindo às pessoas que moram em prédios antigos e danificados que permaneçam ao ar livre. Um abalo secundário pode causar um colapso ”, disse Lekkas.
“Estamos falando de estruturas construídas antes de 1970. Estruturas construídas depois de 1985 são construídas com um padrão mais alto que podem suportar o efeito de um terremoto.”
Alguns usuários de redes sociais relataram ter sentido tremores em lugares distantes como Santorini e Analipsi.
As autoridades enviaram helicópteros para avaliar a extensão dos danos e equipes de resgate, e já receberam relatórios de danos significativos às redes de abastecimento de água, bem como edifícios em algumas áreas.
Disseram também que tendas estão sendo montadas para os moradores que tiveram suas casas danificadas e que haverá capacidade para até 2.500 pessoas.
O corpo de bombeiros disse que estava transportando 30 membros de suas unidades de resposta a desastres com cães farejadores e equipamento de resgate especializado para Creta.
Os voos domésticos e internacionais para o aeroporto de Heraklion não foram afetados pelo terremoto, enquanto a associação de hoteleiros da região disse que não houve danos graves a nenhum hotel da região, que inclui muitos resorts populares.
Um turista do Reino Unido, Nigel Blythe, que estava em um apartamento do Airbnb no primeiro andar em Ziros, sudeste de Creta, estava tomando café da manhã quando o chão começou a “tremer de um lado para o outro”.
“Ficou muito claro que todo o apartamento tremia da direita para a esquerda. Eu estava tentando pensar rápido, pegar as minhas coisas e sair pela porta.
Fonte: The Irish Times
Foto capa:Stefanos Rapanis/Reuters