Testa positivo para covid-19 brasileiro que chegou da África do Sul pelo Aeroporto de Guarulhos (SP)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (28) que um brasileiro com passagem pela África do Sul testou positivo para covid-19 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Não se sabe até o momento se o passageiro que não teve o nome revelado, foi infectado com a nova varianteÔmicron, identificada pela primeira vez na África do Sul e já detectada em pelo menos 12 países.

A Anvisa foi notificada do caso às 21h12 e, à 1h07, notificou as autoridades da cidade de Guarulhos e do Estado de São Paulo.

De acordo com a Agência, o passageiro chegou ao país nesse sábado (27), em um voo da Ethiopian Airlines, apresentou um teste negativo feito na origem do voo, conforme determina uma portaria interministerial, e estava assintomático.

No entanto, um novo teste PCR, realizado em um laboratório do aeroporto, deu positivo. O cidadão possui o ciclo vacinal completo contra a covid-19.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para covid-19, autoridades de saúde foram notificadas pela Agência e o paciente foi colocado em isolamento onde já cumpre quarentena residencial.

Os órgãos de saúde estadual e municipal passam agora a fazer o monitoramento do caso.

De acordo com a agência, a rede do Núcleo de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, realizará procedimentos de contato com passageiros e tripulantes para que sejam monitorados suas condições de saúde e, se necessário, serão encaminhados aos serviços de atendimento, bem como a adoção de medidas de prevenção e controle da doença.

Na sexta-feira, a Anvisa divulgou nota técnica recomendando que o Brasil proibisse temporariamente a entrada de pessoas que passaram por seis países africanos e que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia também fossem incluídas na lista de países sujeitos a restrições.

No sábado, o Governo Jair Bolsonaro publicou portaria interministerial acatando a recomendação e a partir de hoje, segunda-feira (29). A Anvisa informou que já está atuando diante do risco de transmissão da variante Ômicron.

Portanto, a partir de agora, todos os voos entre o Brasil e os seguintes países estarão suspensos: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue, Eswatini (ex-Suazilândia), Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia.

De acordo com a Portaria em vigor, o viajante brasileiro que vier ou passar por estes países, nos últimos quatorze dias antes do embarque, para entrar no Brasil território, deve permanecer em quarentena por quatorze dias na cidade do seu destino final.

Foto Capa: Dado Ruvic (REUTERS)

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista