Todos os viajantes que chegarem ao país, sejam vacinados ou não, precisarão de um resultado negativo do teste da Covid a partir de sexta-feira.
Aqueles que viajarem com um resultado de teste de antígeno deverão obtê-lo em até 48 horas antes da partida e deverá ser administrado por profissionais. Nenhum teste auto-administrado será aceito, de acordo com as regras consideradas pelo gabinete esta manhã.
Aqueles com um resultado de teste de PCR terão uma janela pré-viagem mais longa de 72 horas.
Anteriormente, o Ministro da Saúde, Stephen Donnelly, expressou alívio pelos últimos números da Nphet, que indicam que os esforços do público fizeram a diferença.
O Gabinete provavelmente endossará as recomendações da Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública (Nphet) de que crianças de nove anos ou mais usem máscaras na escola e reduzam a socialização dentro de casa.
Falando à RTÉ a caminho para a reunião de gabinete desta manhã, o Sr. Donnelly apelou para “o número relativamente pequeno de pessoas” que ainda não foram vacinadas, pois sua vacinação poderia reduzir o número de hospitalizações de Covid-19 pela metade e o número de UTIs ainda mais.
Os últimos números da Nphet mostraram como está a situação agora em comparação com as duas semanas atrás, disse ele. “Estou muito feliz em poder dizer que realmente podemos ver o impacto dos esforços que as pessoas estão fazendo.”
O Ministro também disse esperar que após a reunião desta manhã haja “orientações muito claras” sobre o uso de máscaras nas escolas e que haja “conselhos muito claros” para os pais.
A análise da Nphet mostrou que o número de casos era particularmente alto em crianças de nove, 10 e 11 anos, disse ele. Este foi o motivo da recomendação para as crianças usarem máscaras nas escolas primárias, desde a terceira classe, explicou.
Nphet informou ontem que havia 4.607 casos confirmados de Covid-19 com 579 hospitalizados, dos quais 115 estão em UTI.
Enquanto isso, os cancelamentos de reservas de hotéis para o Natal estão agora em 90%.
Muitos turistas se assustaram com o aumento dos casos da Covid-19 e temores sobre a nova variante Omicron.
Executivos da indústria de hotéis e restaurantes alertaram que seu setor está enfrentando forte ameaça de perdas de vários milhões de euros devido ao aumento nos cancelamentos de reservas.
Veja Também
- A partir de hoje usuários que possuem Leap Card já podem aproveitar a nova tarifa fixa por 90 minutos
- Testa positivo para covid-19 brasileiro que chegou da África do Sul pelo Aeroporto de Guarulhos (SP)
- Covid-19: Irlanda atualiza lista de vacinas e passa a aceitar brasileiros imunizados com a Coronavac
Taoiseach Micheál Martin reconheceu que proprietários de hotéis, restaurantes e cafés foram atingidos e prometeu que o Governo irá avaliar o que pode ser feito para apoiar o setor.
Executivos da indústria hoteleira disseram que suas reservas tradicionais de Natal foram atingidas, com a perda de festas de Natal, grandes reuniões festivas e excursões escolares.
O proprietário de um hotel, Pat Tangney, disse que o setor de hospitalidade ficou devastado, pois uma enxurrada de cancelamentos na última quinzena destruiu as esperanças de uma forte temporada comercial e de uma recuperação da pandemia de dois anos.
Foi dito na reunião que houve uma estabilização do vírus nos últimos dias. Notou-se que as taxas de incidência e positividade, hospitalizações e internações em terapia intensiva estão estáveis.
A reunião Nphet com líderes do governo também ouviu que provavelmente levará duas semanas antes que os efeitos da variante Omicron sejam conhecidos.
Existem atualmente 11 testes positivos para Covid-19 que estão sendo examinados para verificar se são a nova variante do coronavírus, confirmou o governo.
Casos da variante Omicron foram confirmados em vários países, incluindo Inglaterra, Escócia, Israel, Bélgica, Áustria, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha, Itália, Holanda e Portugal.