Viajando para a Irlanda? Veja quais são as regras e restrições atuais para entrada no país

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Eu Intercambista

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Irlanda registrou mais de 349.770 casos de infecção por COVID-19. Ainda assim, apesar de tais números, no momento, as autoridades na Irlanda abrandaram algumas de suas restrições impostas para impedir a propagação do vírus.

No entanto, ao planejar a viagem para este país, os viajantes devem seguir cuidadosamente todas as regras de entrada e restrições atuais.

Quem pode entrar na Irlanda em meio ao surto de COVID-19 em andamento?

Em 19 de julho, autoridades irlandesas lançaram o Certificado Digital COVID da UE, a exemplo de outros países europeus, a fim de facilitar o processo de viagens dentro da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu, bem como dos países da Zona Schengen.

No entanto, o governo da Irlanda esclareceu que também acolheria visitantes da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e do Canadá, desde que possuíssem comprovante válido de vacinação ou de recuperação do vírus nos últimos 180 dias.

O Ministério da Saúde da Irlanda enfatizou que as viagens de países específicos para a Irlanda estão sujeitas à quarentena obrigatória.

De acordo com o mesmo Ministério, os cidadãos dos seguintes países estão sujeitos à quarentena obrigatória nos hotéis.

  • Argentina
  • Bolívia
  • Brasil
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Peru

O Ministério da Saúde da Irlanda esclareceu que não há países da Europa, África, Ásia, América do Norte ou Oceania na lista de países designados para quarentena obrigatória.

“É importante notar que a lista de Estados designados estará sujeita a alterações em curto prazo, e os passageiros são obrigados a verificar a lista antes de viajar para a Irlanda, para ter certeza de suas obrigações”, observou o Ministério da Saúde irlandês.

Quais vacinas são aprovadas para uso na Irlanda?

O governo da Irlanda aceita vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), especificamente Comirnaty (BioNTech, Pfizer), Janssen (Johnson & Johnson) e Moderna Vaxzevria (AstraZeneca, Oxford).

De qualquer forma, todos os Estados-Membros da UE estão autorizados a decidir se querem permitir a entrada ou não nos seus países de estrangeiros que tenham tomado qualquer uma das vacinas não aprovadas pela EMA.

No dia 16 de junho, o governo irlandês revogou a necessidade de visto de entrada no país para portadores de passaporte brasileiro. Porém, não isenta os passageiros de toda e qualquer nacionalidade provenientes do Brasil do cumprimento das outras obrigações relativas à viagem, que permanecem válidas. 

Segundo informações do Governo da Irlanda, permanecem obrigatórios os seguintes requisitos:

– Quarentena de 14 dias em hotel credenciado pelas autoridades sanitárias irlandesas;

– Apresentar resultado negativo de teste de PCR feito no máximo 72 horas previamente à viagem;

– Preencher o Passenger Locator Form, disponível em https://www.gov.ie/en/publication/ab900-covid-19-passenger-locator-form, a ser apresentado ANTES do embarque e APÓS a chegada à Irlanda;

– Reservar o hotel em que fará a quarentena antes da viagem. O pagamento é efetuado no momento da reserva. Lista de hotéis disponível em https://www.quarantinehotelsireland.ie/;

– Durante o período de permanência no hotel, o viajante será submetido a dois testes de PCR: o primeiro, até o quinto dia após a chegada; o segundo, após o décimo dia de quarentena.

O Governo irlandês desestimula a realização de viagens não essenciais, sobretudo em um momento mundial complexo induzido pela pandemia de COVID-19, e recorda que permitir ou recusar a entrada de estrangeiros no país é matéria de exclusiva competência das autoridades irlandesas. Nesse sentido, aconselha-se, em caso de dúvida, consultar as autoridades e Missões Diplomáticas e Consulares irlandesas previamente ao planejamento da viagem.

Agora, se você está totalmente vacinado com uma vacina aprovada e possui o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo portal ou aplicativo do ConectSUS, não precisa completar a quarentena obrigatória do hotel ao chegar na Irlanda. Quaisquer dependentes viajando com você, incluindo crianças, também estarão isentos da exigência de quarentena obrigatória no hotel.

O que significa ‘totalmente vacinado’

Ter sido vacinado com as duas doses ou dose única das vacinas aprovadas pela EMA e respeitando os prazos abaixo:

Um ciclo completo de qualquer uma das seguintes vacinasConsiderado totalmente vacinado após
2 doses de vacina Pfizer-BioNtech: BNT162b2 (Comirnaty®)7 dias
2 doses de Vacina Moderna: CX-024414 (Moderna®)14 dias
2 doses de vacina Oxford-AstraZeneca: ChAdOx1-SARS-COV-2 (Vaxzevria® ou Covishield)15 dias
1 dose de vacina Johnson & Johnson / Janssen: Ad26.COV2-S [recombinante] (Janssen®)14 dias

Mesmo que esteja totalmente vacinado, você ainda precisa ter um teste RT-PCR negativo (‘não detectado’) para COVID-19, feito 72 horas antes de sua chegada à Irlanda. Você também deve completar um período de auto-quarentena em casa ou no local especificado no formulário de localização de passageiros.

Segundo o site Citizens Information os viajantes de países da União Europeia ou Espaço Econômico Europeu (EEE) (UE mais Noruega, Islândia e Liechtenstein), Andorra, Mônaco, Santa Sé, São Marino e Suíça ao chegarem à Irlanda com um Certificado COVID Digital da UE , não precisará fazer mais nenhum teste ou quarentena.

Algumas exceções se aplicam:

  • Se o seu DCC for baseado em um teste de antígeno, você deve fazer um teste RT-PCR dentro de 72 horas antes de sua chegada
  • Se você esteve em um país não pertencente ao EEE nos 14 dias anteriores à chegada à Irlanda, deve seguir as regras estabelecidas em ‘Se eu chegar à Irlanda de fora da UE ou do EEE’ abaixo.
  • Se o seu DCC for baseado em uma vacina não aprovada pela EMA, você deve fazer um teste de RT-PCR até 72 horas antes de sua chegada e fazer uma auto-quarentena por 14 dias. Se você estiver chegando de um país designado, deve pré-reservar acomodação em um hotel de quarentena.

Se você não tiver um DCC, precisará de um dos seguintes para evitar a quarentena:

  • Prova de que você está totalmente vacinado
  • Prova de que você recuperou do COVID-19 nos últimos 180 dias
  • Prova de um teste RT-PCR negativo obtido 72 horas antes da sua chegada

Crianças com idade entre 12 e 17 anos deverão apresentar resultado negativo no teste de PCR, no máximo 72 horas, antes da chegada, apesar de estarem acompanhadas por adultos totalmente vacinados ou recuperados.

Os viajantes da Grã-Bretanha que não obtiverem uma prova válida de vacinação devem provar que testaram negativo para o vírus, mostrando um resultado negativo do teste de PCR, não mais de 72 horas, quarentena por duas semanas e se submeter a um teste pós-chegada que irá ser fornecido através do Irish Health Service Executive.

“Antes de chegar à Irlanda, você deve preencher um formulário de localização de passageiros. O formulário será verificado antes de sua partida para a Irlanda por sua companhia aérea ou companhia de balsas e poderá ser solicitado que você apresente seu certificado de vacinação. Na chegada à Irlanda, serão efetuados controles pontuais à prova de vacinação e / ou testes RT-PCR negativos ”, esclarece a declaração publicada pela Tourism Ireland.

As mesmas regras se aplicam à UE, Grã-Bretanha e os EUA ou Canadá quando viajar com crianças.

No mês passado, as autoridades irlandesas anunciaram que os viajantes que desejam viajar para fora da Irlanda teriam que pagar pelos testes PCR se o motivo da viagem se enquadrar em categorias não essenciais, como turismo. Ao mesmo tempo, o governo anunciou que os viajantes vacinados começariam a receber seus passaportes de vacinação COVID-19 digitais da UE.

O que esperar ao visitar a Irlanda?

Atualmente, pubs e restaurantes na Irlanda retomaram seus serviços, depois que muitos deles permaneceram fechados desde março de 2020 devido à rápida disseminação do Coronavirus e suas novas variantes. No entanto, os viajantes devem seguir as diretrizes.

As pessoas que entram em bares e restaurantes são obrigadas a apresentar comprovante de vacinação. Embora as pessoas vacinadas tenham acolhido tais requisitos, aqueles que não foram imunizados contra a doença consideraram essa decisão discriminatória.

Situação atual do COVID-19 na Irlanda

A Irlanda registrou a segunda maior taxa de infecções por Coronavirus na Europa, nas últimas duas semanas, de acordo com os dados mais recentes fornecidos pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

Com base nos números publicados pelo ECDC, a Irlanda tem uma taxa de infecção em duas semanas de 496,57 casos por 100.000 pessoas nas semanas 32 e 33 deste ano, tanto na semana passada como nesta semana, relatou o Independent.ie.

De acordo com os números publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Irlanda notificou um total de 349.773 casos de infecção por COVID-19 desde o início da pandemia.

Os números publicados pela OMS mostram que 5.092 pessoas morreram do vírus na Irlanda até o momento.

A Irlanda registrou um total de 1.706 novos casos de infecções nas últimas 24 horas.

Como muitos outros países, as autoridades na Irlanda também impuseram proibições de entrada e outras restrições desde o início do surto do Coronavirus, a fim de proteger a saúde dos cidadãos e prevenir um aumento no número de infecções, especialmente da variante Delta que recentemente afetou profundamente muitos países.

No entanto, apesar dos dados atuais fornecidos pela OMS e pelo ECDC, as autoridades irlandesas poderiam relaxar ainda mais suas restrições em seis semanas, de acordo com o diretor médico (CMO).

Como o Independent.ie relatou recentemente, o presidente do Irish Epidemiological Modeling Advisory Group, Philip Nolan, enfatizou que ainda faltam quatro a seis semanas para que a proteção máxima contra o vírus seja atingida.

Mesmo que o Certificado Digital COVID ainda possa ser exigido para viajantes internacionais, espera-se que as taxas de inoculação dentro de seis semanas signifiquem que é seguro que tais documentos não sejam necessários para uso doméstico.

Fonte: citizensinformation.ie

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Comentários​

Sobre Nós

Acreditamos que o intercâmbio transforma vidas e por isso queremos aqui compartilhar dicas e informações importantes para quem deseja viver essa experiência.

Posts Recentes

PUBLICIDADE
Eu Intercambista
Eu Intercambista